ASPECTO DA POSSE DO PROFESSOR ANDRÉ MAURÍCIO COMO REITOR TEMPORÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
André Maurício toma posse como reitor pro tempore da UFS
Publicado em 25 de março de 2025
Por Jornal Do Dia Se
Após nomeação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (24), o professor André Maurício Conceição de Souza tomou posse como reitor pro tempore da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A cerimônia de transmissão de cargo do novo gestor aconteceu às 9h, na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria, e contou com a presença de integrantes da comunidade acadêmica.
André Maurício Conceição de Souza venceu a consulta pública realizada pela UFS em outubro de 2024 e liderou a lista tríplice elaborada pelo Colégio Especial Eleitoral que foi encaminhada para o MEC. Enquanto o trâmite administrativo para a nomeação definitiva não é concluído, o professor foi nomeado para exercer a função de modo temporário.
O novo reitor da UFS possui graduação em Física pela universidade, com mestrado e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e pós-doutorados na Universidade de Stuttgart, na Alemanha, e na University of Central Florida, nos Estados Unidos. André Maurício Conceição de Souza é professor titular, foi vice-reitor, diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) e presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe.
Durante a cerimônia de posse, o novo reitor também apresentou a relação de novos pró-reitores da universidade. Serão nomeados Charles dos Santos Estevam, indicado para a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis; Eduesley Santana Santos, para assumir a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; Erickson Santos de Alcântara, que assume a Pró-Reitoria de Administração; Fernanda Espiridião, na Pró-Reitoria de Planejamento; Jailton de Jesus Costa, para a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas; Josefa de Lisboa Santos, que vai ocupar a Pró-Reitoria de Extensão; e Marta Élid Amorim Mateus, para a Pró-Reitoria de Graduação.
Uma das medidas primeiras anunciadas por André Maurício Conceição de Souza foi a criação da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, seguindo o modelo que é adotado por outras instituições públicas de ensino superior do país. O novo reitor informou que encaminhará para o Conselho Superior Universitário a proposta de criação da pasta e que, inicialmente, ela ficará ligada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFS.
Na cerimônia de transmissão de cargo, o novo gestor da UFS lembrou a responsabilidade que a nova equipe carrega após ser votada por mais de 10 mil integrantes da comunidade acadêmica durante consulta pública. “É muita responsabilidade entender que a universidade nos deu essa confiança. Foram 10.102 pessoas que possibilitaram que a gente possa dedicar a vida entendendo que a universidade tem que cada vez mais ter uma melhor”.
André Maurício completou: “Estamos motivados para responder aos anseios da sociedade. Essa é a vida, a nossa vida. Tenho quase 36 anos de universidade e entendo que a história da UFS tem que ser a história da maior e melhor instituição pública do estado de Sergipe, levando ensino de qualidade para a nossa população”.