Dona Josefa no momento em que recebia alta hospitalar
Aos 103 anos, moradora de Simão Dias está curada da covid-19
Publicado em 14 de maio de 2020
Por Jornal Do Dia
Aos 103 anos de idade, moradora do Povoado Caraíbas de Baixo, região rural do município sergipano de Simão Dias, e sem nenhuma marca clínica do coronavírus, Dona Josefa é mais uma vítima curada da covid-19. Paralelo ao retorno para casa após 13 dias sendo observada por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, a paciente entra para o grupo de pessoas com mais de 100 anos que contraíram a doença e conseguiram vencê-la. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice de letalidade envolvendo idosos chega à casa dos 14,8%; esse percentual negativo ultrapassa os 20% quando passa a envolver pacientes acima de um século de vida. Em meio à multiplicação dos casos, uma notícia positiva a ser comemorada.
"Graças a Deus vencemos essa doença. Cheguei a pensar que iria morrer e ficar pela eternidade longe das pessoas que amo. Os médicos e enfermeiros cuidaram muito bem de mim e sempre me deixaram ciente do perigo que é esse vírus. Foi Deus quem me concedeu a oportunidade de continuar vivendo. A gente fica triste e preocupado com o aumento dos casos, mas que esse [meu] caso possa encher as famílias de esperança", declarou dona Josefa ao receber a notícia da cura. A Prefeitura de Simão Dias garantiu que vem intensificando os trabalhos operacionais e administrativos como forma de multiplicar o índice de pessoas que venceram a doença. Até o momento cinco pessoas estão curadas na cidade.
Situado no agreste sergipano, Simão Dias – segundo levantamento apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na manhã de ontem – possui 12 moradores notificados pela doença. Com mais de 40% de recuperação já contabilizada pelo Poder Executivo municipal, a expectativa por parte da SMS é que esse levantamento positivo seja ampliado até o início da próxima semana. De acordo com o secretário Lenivaldo Dias Nunes Conceição, o registro satisfatório apresentado por Dona Josefa serve de exemplo para que as pessoas se mantenham em casa, em amplo distanciamento social, e, caso sejam diagnosticadas com a doença, evite o contato direto ou indireto com outras pessoas. Em caso de dúvidas, a orientação é entrar em contato com a SES pelo telefone 0800-282-2822.