**PUBLICIDADE
Apelo por unidade
Publicado em 26 de fevereiro de 2014
Por Jornal Do Dia
Na comemoração dos 34 anos do PT e posse coletiva dos diretórios municipais e estadual, realizada anteontem à noite no Iate Clube de Aracaju, cinco partidos marcaram presença através dos seus dirigentes: PMDB, PRB, PSD, PROS e PCdoB.
Em seu discurso, já no final das comemorações do evento, o governador Jackson Barreto (PMDB), que é pré-candidato a governador, destacou a unidade desses seis partidos. E fez um apelo ao PSB do senador Valadares e ao PDT do prefeito Fábio Henrique para se integrarem ao bloco político.
Jackson disse que tinha lugar para os dois partidos no bloco. "Nós somos a raiz do projeto, não podemos estar separados, temos de ficar juntos nesse projeto que deu certo. Aqui é o nosso palanque", afirmou JB, reafirmando o convite ao PSB e ao PDT para se integrar ao grupo dos seis partidos que estavam ali presentes.
O apelo público feito por Jackson, que é presidente do PMDB, é uma demonstração de que ele quer manter o bloco unido em torno da sua pré-candidatura e reconhece a importância do PSB e PDT no cenário local e para o projeto maior do bloco governista.
Desde 2000 que estão unidas lideranças como o prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva, hoje no PRB; o ex-deputado federal Bosco Costa, hoje no PROS; o deputado estadual Luiz Mitidieri e o ex-deputado estadual Jorge Araújo, filiados hoje ao PSD; o ex-prefeito Edvaldo Nogueira, que permanece no PCdoB; e Jackson Barreto, do PMDB. Somado a essas forças estão o PSB de Valadares e o PDT, na época liderado pelo então deputado estadual e hoje conselheiro do Tribunal de Contas, Ulices Andrade.
Todos esses partidos e lideranças integraram o projeto vitorioso que em 2000 elegeu Marcelo Déda prefeito de Aracaju, em 2004 o reelegeu prefeito, em 2006 deu a vitória a Déda para o Governo do Estado e em 2010 o reelegeu governador no primeiro turno e fez os dois senadores: Valadares, que foi reeleito, e Eduardo Amorim (PSC).
Hoje o PSB começou a se distanciar do bloco pela falta de garantia de que terá espaço na chapa majoritária encabeçada por Jackson Barreto. O partido deseja indicar o vice e existe uma conversa para a vaga ficar com o DEM, do prefeito João Alves, e o PT ser responsável pela indicação do Senado.
Além disso, existe a questão do palanque para o presidenciável Eduardo Campos (PSB) em Sergipe, uma vez que JB apoiará a presidente Dilma Rousseff (PT). O PSB cobra um palanque competitivo para fortalecer a candidatura de Campos ao Planalto.
Por conta disso, o PSB vem conversando com todas as forças políticas do Estado visando uma composição nas eleições deste ano. Pretende definir um acordo em abril, conforme resolução partidária retirada durante Encontro Estadual do PSB realizado no dia 7 de fevereiro.
A conversa que mais avança é com o outro pré-candidato a governador Eduardo Amorim (PSC), que, inclusive, não tem problema algum em montar um palanque forte para Eduardo Campos.
O PDT, que tem como presidente o prefeito Fábio Henrique, ainda não decidiu sobre o rumo político nas eleições deste ano. Hoje se encontra um pouco distante do bloco governista e mais próximo dos irmãos Amorim.
Agora é aguardar para ver se o apelo público de Jackson Barreto ao PSB e PDT terá eco …
Posição
Sobre o apelo do governador Jackson Barreto (PMDB) para que o PSB mantenha a unidade do projeto para 2014, o presidente estadual do PSB, deputado federal Valadares Filho afirmou à coluna: "Jackson Barreto sabe que desde o primeiro momento nós nos colocamos à disposição do grupo, inclusive na participação da chapa majoritária. O que não houve foi a reciprocidade. O partido não ficou confortável com essa não reciprocidade".
Indefinição
Disse ainda Valadares Filho que ele foi designado pelo PSB para conversar com todas as forças políticas com o objetivo de fortalecer o partido e viabilizar o desenvolvimento de Sergipe. "Reafirmo que estamos fazendo isso e não definimos nada. Até abril as conversas continuarão".
Resgate
O presidente estadual do PT, o deputado federal Rogério Carvalho, conseguiu atrair movimentos populares, estudantis e sindicais para o ato político de comemoração dos 34 anos do PT realizado anteontem à noite no Iate Clube. Estavam presentes representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da União Sergipana dos Estudantes Secundários (Uses) e da Central dos Movimentos Populares. Todos falaram.
Alfinetada 1
Durante discurso no ato político do PT o dirigente nacional da tendência Articulação de Esquerda, Valter Pomar, lembrou que este ano marca a passagem de 50 anos do golpe que deu início à Ditadura Militar no Brasil e advertiu ser papel do PT, em Sergipe e no Brasil, enfrentar os setores conservadores que não admitem o alargamento da democracia.
Alfinetada 2
Disse ainda Pomar, que foi candidato a presidente nacional do PT no Processo de Eleição Direta do PT, o PED 2013: "As forças conservadoras e atrasadas da política em Sergipe, representadas principalmente pelo prefeito João Alves Filho, são a antítese do PT, acreditam e defendem o oposto do que nós acreditamos e defendemos. Por isso, nas eleições de 2014 o PT Sergipe precisa ter uma postura firme de demarcar a sua posição oposta a esses setores".
Apoio 1
O governador Jackson Barreto (PMDB) recebeu anteontem, em seu gabinete, a visita do ex-prefeito de Estância, Ivan Leite (PRB). Ivan comunicou a JB que vai apoiar e votar nele nas eleições deste ano.
Apoio 2
Em Estância Jackson já conta com o apoio do vice-prefeito Filadelfo Alexandre (PMDB). E após o carnaval terá um encontro com alguns vereadores daquele município. JB já fechou apoio com vereadores de Nossa Senhora do Socorro, na semana passada, durante almoço na casa da presidente da Câmara, Maria da Taiçoca.
Reajuste
Com relação ao reajuste dos servidores públicos, Jackson Barreto garante que em março tratará "para valer" do Plano de Cargos e Salários. Disse que o governo sentará com o Sintrase para discutir o Plano e que está preocupado com as questões dos servidores.
Posse
Foi concorrida a posse da ex-deputada estadual Susana Azevedo como conselheira do Tribunal de Contas do Estado, realizada na manhã de ontem. Entre os presentes o governador Jackson Barreto, o vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB), o senador Eduardo Amorim (PSC) e a grande maioria dos deputados estaduais.
Discurso de posse
De Susana Azevedo, que levou mais de um ano para ser empossada mediante disputa judicial com o outro pretendente a vaga, o secretário Belivaldo Chagas (Educação): "O senhor é meu pastor e nada me faltará. Peço a Deus serenidade, por esse momento quando tomo posse como conselheira do Tribunal de Contas. São tantos os sentimentos que me absolvem e confesso o turbilhão de ansiedade, alegria, agradecimento e senso de responsabilidade".
Responsabilidade
No biênio 2014/15, Susana estará à frente da 1ª Área de Controle e Inspeção, responsável por unidades gestoras como as Prefeituras de Capela, Divina Pastora, Laranjeiras, Porto da Folha, Riachuelo e Feira Nova, entre outras. Ela ainda irá compor a Segunda Câmara, presidida pelo conselheiro Ulices Andrade e também integrada pelo conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza.
Carnalita 1
A presidente Dilma Rousseff comemorou a assinatura do contrato para exploração de potássio em Sergipe, assinado na segunda-feira pelas empresas Vale e Petrobras, e os prefeitos Ezequiel Leite ((PSC/Capela) e Hélio Sobral (PMDB/Japaratuba). "Foi um acordo virtuoso", disse a presidente, conforme informações do Jornal Valor Econômico.
Carnalita 2
Afirmou ainda Dilma sobre o contrato: "Somos importadores, dependentes de fertilizantes, mas não devíamos, porque somos um país com recursos naturais diversificados. Este é um momento estratégico para o País porque o fertilizante é crucial para a segurança alimentar".
Carnalita 3
Fruto de negociações que se arrastaram por cerca de cinco anos, o contrato vai tornar realidade o Projeto Carnalita, que prevê a produção de potássio a partir desse mineral. A expectativa é que o projeto adicione um volume anual de 1,2 milhão de toneladas à produção de potássio em Sergipe, permitindo ao País uma economia de US$ 17 bilhões em divisas ao longo de 30 anos – período em que as minas de carnalita, a maior planta de extração de potássio no Brasil, serão exploradas.
Carnalita 2
A produção do potássio a partir da carnalita deve ter início em 2016. Na fase de instalação da usina deverão ser contratados quatro mil trabalhadores diretos. Na operação, serão 700. Com o acordo, Sergipe se consolida como o maior produtor de fertilizantes do País. O investimento previsto é de US$ 4 bilhões.
Projeto
Segundo o secretário da Fazenda, Jefferson Passos, com a assinatura do acordo o Poder Executivo vai agora preparar o projeto de lei para encaminhar para a Assembleia Legislativa visando garantir os direitos tributários acordados para cada município na exploração do minério.
Veja essa…
De Jackson Barreto sobre a defesa do deputado estadual capitão Samuel Barreto (PSL) para que os deputados tranquem a pauta da Assembleia Legislativa até que o governo envie para a Casa o projeto de reajuste dos servidores públicos: "A Assembleia não é o quartel".
Curtas
No início da noite de anteontem, o líder do PSC, deputado federal André Moura, participou de reunião no Palácio do Planalto com o vice-presidente da República, Michel Temer, na tentativa de desarticular a criação de um "blocão" com oito partidos aliados e o oposicionista Solidariedade, que estão insatisfeitos com a falta de diálogo e de atenção da Presidência da República junto às reclamações dos parlamentares.
Apesar da tentativa de colocar panos quentes, ficou consolidada a formação do blocão formado pelo PSC, PTB, PP, PR, SDD, PSD, PROS, PDT e PMDB.
O senador Valadares (PSB) ocupou ontem a tribuna do Senado Federal para alertar sobre a baixa vazão do Rio São Francisco e suas graves consequências para a população do Baixo São Francisco. Lembrou que o rio fornece água para centenas de famílias e peixes para alimentação e comércio.
Susana Azevedo assumiu o TCE na vaga da conselheira aposentada compulsoriamente por completar 70 anos, Isabel Nabuco. Isabel foi a primeira conselheira mulher e Susana, que a sucedeu, a segunda conselheira mulher.
O suplente de deputado estadual, o radialista Gilmar Carvalho (PR), assume hoje a vaga de Susana Azevedo na Assembleia Legislativa.