Sábado, 20 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Aperipê anuncia Edital de Premiação Araripe Coutinho


Avatar

Publicado em 10 de novembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) anunciou nesta quinta-feira (9) o lançamento do Edital de Premiação Araripe Coutinho, com o objetivo de reconhecer e incentivar financeiramente importantes agentes culturais de Sergipe. O edital irá premiar profissionais que tenham contribuído significativamente para o desenvolvimento artístico e cultural do estado.
As inscrições estarão abertas até o dia 20 de novembro e devem ser realizadas exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural de Sergipe. O investimento total é de R$ 630 mil, recursos repassados pelo Governo Federal por meio da Lei Paulo Gustavo.
Serão contempladas cinco categorias, cada uma destinada a um grupo específico de profissionais da cultura, totalizando 118 vagas. Entre as medidas para promover a democratização e descentralização dos investimentos, estão a reserva mínima de 30% das premiações para pessoas negras (pretas e pardas) e 10% para pessoas indígenas.
Conheça as categorias:

Mestres da Cultura Popular: voltada para mestres, referências ou lideranças que se dedicam à preservação da identidade e da cultura sergipana, e que tenham mais de 50 anos de idade.

Personalidade Artística: destinada a personalidades artísticas que tenham uma trajetória reconhecida pelo povo sergipano devido aos serviços prestados.

Pesquisadores Culturais: voltada para escritores e pesquisadores naturalizados ou residentes em Sergipe há mais de 10 anos, que tenham realizado pesquisas publicadas sobre cultura em geral, com ênfase na cultura sergipana.

Personalidades da Área Técnica: destinada a profissionais com ampla carreira nas atividades técnicas da cultura em Sergipe, como técnicos de som, iluminação, stagehand (técnicos de palco), roadies, maquinistas e cenógrafos.
Figuras Populares: voltada para personalidades do universo social e/ou cultural sergipano que sejam consideradas referências conhecidas pela população. É importante ressaltar que personalidades políticas que tenham exercido mandato nos últimos 8 anos estão excluídas dessa categoria.

Essa iniciativa marca um passo importante para o reconhecimento e valorização da cultura sergipana, ao dar visibilidade, incentivar financeiramente e fortalecer a identidade cultural desses agentes culturais tão importantes para o presente e futuro das artes no estado.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade