Apesar da pandemia, comerciantes esperam um bom Dia das Mães
Publicado em 01 de maio de 2021
Por Jornal Do Dia
Milton Alves Júnior
Na contagem regressiva para o Dia das Mães, comerciantes em Aracaju têm observado com ânimo, um significativo aumento no fluxo de consumidores em busca de presentes. A ser comemorado no próximo domingo, dia 09 de maio, a data comemorativa – apontada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) como a segunda manifestação varejista de maior fluxo econômico do ano [atrás apenas do Natal] -, tende a contabilizar aumento real nas vendas se comparado ao ano passado, mas ainda com porcentagem abaixo do registrado em 2019; em números, essa diferença deve estacionar na casa dos 1,8%. Já em rendimento real, o Dia das Mães deve alcançar R$ 12,12 bilhões este ano.
Dono de uma parcela representativa desse impulsionamento comercial, o segmento de vestuário, calçados e acessórios responde pela maior fatia das vendas, com previsão de faturamento em torno de R$ 4,09 bilhões este ano. Ainda de acordo com o levantamento apresentado pela CNC, as vendas também devem ser altas nos ramos de móveis e eletrodomésticos (R$ 2,38 bilhões) e farmácias, perfumarias e cosméticos (R$ 1,52 bilhão). Essa movimentação econômica – sobretudo na capital sergipana -, tem sido monitorada também pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL / Aracaju); em Sergipe a análise é promovida pela Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado de Sergipe, e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/SE).
Essa redução se comparado ao ano de 2019, é fruto do surgimento e manutenção da pandemia mundial provocada pelo coronavírus. Já em alta ainda que no final da década passada, a aposta dos lojistas está nas vendas virtuais, através de redes sociais e compartilhamento de conteúdos em aplicativos de conversas. Agora, em 2021, a perspectiva é que esse tipo de interação virtual entre comerciantes e consumidores apresente uma elevação de 42%; na comparação entre 2020 e 2019 – quando houve o primeiro pico da covid-19, e consecutivos primeiros decretos estaduais e municipais determinado a suspensão parcial dos atendimentos presenciais -, o aumento das vendas online contabilizaram 116% de aumento.
Paralelo à busca pela manutenção de ofertas atraentes aos olhos dos consumidores, a analista de vendas, Débora Ribeiro conversou na tarde de ontem com JORNAL DO DIA e enalteceu a necessidade de os lojistas buscarem apresentar inovações as quais gerem comodidade aos clientes. "Descontos, boas condições para pagamento, parcelamento em até 10 vezes sem juros e frete grátis são medidas essenciais, realmente são medidas muito boas, mas que muitas da concorrência também o já fazem. É preciso ter algo a mais; um atendimento pontual, leve e de muita atenção tende a conquistar o cliente. A qualidade do que se vende é importante para que o consumidor volte a visitar a loja em outras datas, sejam elas comemorativas, ou não", destacou.
Pegando gancho na dica apresentada por Débora, a empresária Lilian Andrade – proprietária de uma loja criada em plena pandemia e direcionada ao universo infantil -, decidiu disponibilizar ao público peças que presenteiem as homenageadas, mas que também agradem aos filhos. Por mais que sua base estrutural seja roupas e calçados infantojuvenil, a proposta é ampliar o clima fraterno que tanto envolve essa data especial. "Nossa vitrine está toda dedicada aos conjuntos mãe e filha/filho. Isso tem agradado muito os papais que em vez de comprar apenas um presente para as esposas, também acabam comprando para os filhos, o que acaba deixando as mamães ainda mais felizes. Tudo com preços especiais, dividimos em até 12 vezes sem juros e com entrega não apenas para Sergipe, mas sim, para todo o Brasil", disse.