O documento ainda pontua que “a capital de Sergipe reduziu em 13 horas o tempo médio de abertura, quando comparado com o terceiro quadrimestre de 2021”.
Aracaju é a capital mais rápida do Brasil para abertura de novas empresas
Publicado em 08 de junho de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Aracaju é a capital do Brasil mais ágil para a abertura de novas empresas. O dado foi divulgado pelo Ministério da Economia, no Mapa das Empresas do 1º quadrimestre de 2022, publicado nesta segunda-feira (6). Para começar um novo negócio na capital sergipana, o empreendedor leva, em média, apenas oito horas. A liderança de Aracaju demonstra a assertividade das medidas tomadas pela administração municipal para melhorar o ambiente de negócios e se reflete no surgimento de novos postos de trabalho. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a geração de empregos vem se mantendo positiva há 21 meses na cidade.
O relatório do governo federal afirmou que Aracaju merece “destaque” por ter conquistado “o posto de mais ágil abertura entre as capitais, com tempo médio de apenas 8 horas” e pontuou que “no outro extremo, Salvador teve o desempenho mais baixo entre as capitais, com tempo de 4 dias e 18 horas, em média, para abrir um novo negócio”. O documento ainda pontua que “a capital de Sergipe reduziu em 13 horas o tempo médio de abertura, quando comparado com o terceiro quadrimestre de 2021”.
Pela avaliação do Ministério da Economia, a capital sergipana também ganha destaque na geração de novos postos de trabalho. Segundo o último Caged, com dados atualizados até abril deste ano, desde agosto de 2020, Aracaju tem mantido saldo positivo, contabilizando mais de 5.600 empregos gerados nos últimos 21 meses. Os postos de trabalho, criados na capital sergipana, representam mais de 50% da geração de emprego do Estado.