Milton Alves Júnior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br
Rede de hotelaria e pousadas em Aracaju está satisfeita com a ocupação registrada na capital sergipana nos primeiros dias de junho. Com cerca de 90% dos leitos devidamente ocupados, a perspectiva é que a partir de hoje, a maioria dos empreendimentos desse seguimento possa registrar totalidade de reserva. Paralelo às tradicionais festas juninas que de costume encantam os turistas a virem para o ‘País do Forró’, a realização da Copa do Mundo no Brasil tem contribuído para que essa preferência pela menor unidade federativa do país registre um maior número de visitantes. Conforme previsto pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Aracaju deve receber este mês mais de 60 mil turistas.
Conhecido pelas praias com longa extensão de areia, trânsito tranquilo e povo hospitaleiro, a cada ano os turistas buscam se hospedar na capital e aos poucos começam a explorar as belezas naturais do interior do estado. Entusiasmada com o período de amplo lucro, a proprietária de uma pousada, Solange Passos Ribeiro, garante que este é o mês de junho mais positivo dos últimos dez anos e pode resultar em maior interesse por parte dos demais empresários em apostar mais no turismo local. "Sergipe deixou de ser aquele estado considerado o patinho feio da família para começar a ‘papar’ os turistas de estados tradicionais como Bahia e Pernambuco. Eu, por exemplo, penso em ampliar o prédio", disse.
Em decorrência do aumento de visitantes neste ano, há quem acredite que a sequência natural dos fatos é que em 2015 esse aspecto positivo seja ainda mais satisfatório para a economia do estado. Diante da ocupação superior ao mesmo período do ano passado, cursos profissionalizantes estão sendo realizados de forma gradativa e novos empregos estão sendo gerados. Para o gerente de hotel e turismólogo João Paulo Soares, a meta é atender bem todos os hospedes e já pensar em apresentar pacotes especiais para que estes atuais visitantes possam voltar em outros períodos do ano como na festa de Réveillon, Pré-Caju, Carnaval e no São João do ano que vem.
"Muitas dessas pessoas estão vindo para Aracaju na tentativa de fugir dos congestionamentos e para assistir a copa mais tranquilamente. Digo isso porque inúmeros hospedes já me relataram. O que nos resta é apresentar um serviço cada vez mais de qualidade, levá-los aos nossos pontos turísticos mais encantadores e conquistar a volta deles logo em breve", afirmou. Sobre a ocupação no empreendimento, João Paulo garantiu que todos os apartamentos estão reservados, mas que só devem ser ocupados no início da semana que vem, quando a região Nordeste comemora a noite de São João e será realizada a terceira partida do Brasil na chave de grupos contra a seleção de Camarões.
"Estamos sem realizar novas reservas no período de 23/06 até 01/07, e muitos dos nossos atuais clientes já conhecem nosso atendimento desde 2011. Felizmente nossa referência é boa", pontuou. Avaliando o atual momento com otimismo, Daniele Mesquita Santos, gerente do Del Canto Hotel e presidência da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/SE), acredita em um ano de lucro significativo. "Os hotéis estão se qualificando e isso é bastante positivo. As festas juninas ajudam a trazer novos turistas para nossa cidade e o que devemos fazer é acolhê-los da melhor maneira possível", declarou. Dos 60 mil turistas previstos para essa temporada, 70% devem ficar hospedados em hotéis, pousadas e flats.


