Aracaju não tem fila para mamografia e oferta Centro de Atenção à Mulher
Publicado em 21 de novembro de 2020
Por Jornal Do Dia
Entre os diversos serviços ofertados no prédio do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), localizado no bairro Siqueira Campos, também estão disponíveis serviços especializados na saúde da mulher, por meio do Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher (CAASM). Por se tratar de um serviço especializado, não é porta aberta, recebendo pacientes encaminhadas das suas Unidades Básicas de referência.
No CAASM, recebem atendimento gestantes de alto risco, com garantia de agendamento para outras especialidades médicas se necessário, assim como de exames laboratoriais e de imagem no Cemar e /ou serviços contratados; mulheres encaminhadas para consulta com mastologista e diagnóstico do câncer de mama por meio da oferta de biópsias, citologias e exames de imagem; e usuárias que desejam inserir o Dispositivo Intrauterino (DIU).
"Também ofertamos consultas ginecológicas, bem como as consultas ginecológicas para diagnóstico do câncer de colo do útero. Para esse fim, disponibilizamos também aqui no CAASM os procedimentos de biópsias, Cirurgia de Alta Frequência (CAF), citologias e exames de imagem", descreveu a gerente do CAASM, Cristiani Ludmila.
Balanço de atendimentos – De novembro de 2019 a outubro 2020, foram realizadas 11.535 consultas. Sendo 3.249 consultas para mastologia; 5.354 consultas para ginecologia; e 2.932 consultas para obstetrícia, com o pré-natal de alto risco.
Nesse mesmo período, foram realizados 2.770 procedimentos, sendo 2.250 na especialidade da ginecologia (biópsia, citologias, inserção de DIU), e 520 procedimentos de mastologia (biópsia e citologia).
"Importante citar que, durante a pandemia, não paramos os atendimentos. Tomamos todas as medidas de prevenção e continuamos assistindo as usuárias que foram encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde, principalmente as gestantes e pacientes com suspeitas de câncer de mama e de colo de útero", destacou Cristiani Ludmila.
Câncer de mama – A SMS alerta sobre a importância de buscar o serviço de saúde sempre que preciso. Nesse sentido, o primeiro passo é agendar uma consulta na UBS de referência. Após a realização da consulta na Unidade Básica de Saúde, caso seja necessário, a usuária é encaminhada para atendimento especializado no Cemar Siqueira Campos, por meio do CAASM. A unidade dispõe de profissionais na área de mastologia, que farão a avaliação clínica e a análise do resultado do exame de mamografia.
"O exame considerado padrão ouro é a mamografia. Na nossa rede, não temos fila. Com o agendamento feito pela UBS, a usuária é encaminhada para uma das nossas clínicas conveniadas para fazer sua mamografia. A partir desse resultado, se identificada alguma alteração, a unidade de saúde vai fazer contato com o nosso serviço, pois não é um serviço de porta aberta. Todo nosso atendimento é através das unidades de saúde", orientou Ludmila.
Ainda de acordo com a responsável pelo Centro, as pessoas que apresentam alterações nos resultados dos exames são prioridade no atendimento.