Terça, 21 De Maio De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Aracaju promove ações para aumentar a adesão e ampliar a cobertura vacinal contra a influenza


Avatar

Publicado em 23 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se


(Marcelle Cristinne)

Principal aliada na prevenção de doenças como as síndromes gripais, a vacinação contra o vírus da influenza continua disponível para toda a população aracajuana. Atualmente, o público-alvo da campanha são os grupos prioritários e a adesão ainda continua baixa em toda a capital, com alguns grupos ainda bem distantes da meta. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem desenvolvendo uma série de ações visando reverter essa baixa procura.
O secretário municipal da Saúde de Aracaju, João Vitor Burgos, destaca que a meta é vacinar 90% da população e, no momento, a cobertura encontra-se com pouco mais de 30%. Para se ter uma ideia, no grupo de crianças de seis meses a seis anos de idade, apenas 29,37% foram vacinados. Já as gestantes foram o público com maior adesão até agora, com 33,41%. Esse número cai drasticamente quando se trata das puérperas, público em que apenas 10,84% foram vacinadas. Os idosos, grupo bastante suscetível às síndromes gripais, tiveram uma adesão de 31,58%.
A baixa adesão de todos os grupos prioritários levou a Secretaria Municipal de Saúde a adotar diversas estratégias para aumentar a cobertura vacinal. Uma delas é a ampliação dos locais de vacinação para atingir mais pessoas. Além da vacina rotineira nas Unidades de Saúde da Família (USF), a ação tem sido realizada também nos três maiores shoppings da cidade, o Jardins, Riomar e o Aracaju Parque Shopping, somente aos sábados, das 13h às 18h.
Ainda dentro das estratégias de ampliação da oferta da imunização contra a Influenza, a Secretaria Municipal da Saúde passou a levar as ações de vacinação junto às escolas. “Isso tem sido um trabalho maravilhoso. Já conseguimos vacinar, de janeiro para cá, mais de cinco mil pessoas que fazem parte da comunidade escolar, ou seja, não só os alunos, mas também os professores e colaboradores que ali desenvolvem as suas atividades. Também levamos a vacinação a diversos órgãos públicos e privados. Nesta semana fizemos uma ação no 28º Batalhão de Caçadores e também no Hospital Primavera. Também já fomos ao Ministério Público. Então esse tem sido um trabalho bem eficaz e que tem trazido bons resultados”, disse o secretário.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade