Aracaju realizou Dia D devacinação contra poliomielite
Publicado em 09 de novembro de 2020
Por Jornal Do Dia
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou neste sábado o "Dia D" da Campanha de Vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). A ação ocorreu em 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7h30 às 13h, e foi voltada para crianças de um a menores de cinco anos.
O Dia D foi motivado pela baixa adesão à vacina de poliomielite. A meta é vacinar 33.260 crianças e, até o momento, foram vacinadas 13.228, ou seja, 39,95% do público. Já contra o sarampo foram vacinados 26.756. A orientação da SMS é que os pais levem o cartão vacinal do menor.
"A procura foi satisfatória, apesar das pessoas também já procurarem atendimento no decorrer da semana, mas o dia D é importante por proporcionar o serviço àquelas pessoas que não têm oportunidade de vir à unidade em dias úteis. Munido da caderneta de vacinação, os profissionais avaliam a necessidade da vacina", explica a secretária da Saúde, Waneska Barboza.
A melhor maneira de se prevenir contra doenças é por meio das vacinas. É graças ao Programa Nacional de Imunizações que, durante todos esses anos, muitas doenças estão controladas e precisamos que os pais mantenham a situação vacinal dos seus filhos em dia, para que essas doenças não venham aparecer e se agravar, juntamente com a pandemia.
Paralelo ao Dia D, a Saúde de Aracaju, seguirá a campanha de multivacinação até o dia 13 de novembro, que abrange crianças e adolescentes até 15 anos. Também inclui a campanha contra a poliomielite (paralisia infantil), que tem como público-alvo crianças de um ano a menor de cinco anos; e a campanha contra o sarampo, voltada para as pessoas de 20 a 49 anos.
A vacinação da Campanha acontece em 40 UBS, já que a rede dispõe, no momento, de quatro unidades exclusivas para casos de síndromes gripais e não estão vacinando. São elas: UBSs Geraldo Magela, Ministro Costa Cavalcante, José Machado e Onésimo Pinto. 28 UBS funcionam das 8h às 16h30.