Aracaju registra queda de 38% nos atendimentos às pessoas com síndromes gripais
Publicado em 20 de novembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Aracaju registrou uma queda de 38% no número de atendimentos a pessoas com sintomas gripais nos últimos 15 dias. O índice, divulgado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), corresponde à semana entre os dias 27 de outubro e 16 de novembro, com a redução de 1.554 para 956 pessoas, entre os que buscaram os serviços de saúde da rede pública municipal.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde (DVS), Taise Cavalcante, é importante observar que a redução está relacionada ao fim da sazonalidade, com o término da primavera, que ocorre em 21 de dezembro. Esse período também é marcado pela diminuição de algumas doenças respiratórias na população, como rinite alérgica e gripe, que apresentam sintomas como tosse, espirro e congestão nasal.
“Embora estejamos saindo de uma sazonalidade, durante todo o ano de 2024 observamos uma distribuição bem específica dos vírus respiratórios que estavam circulando, o que contribuiu para a manutenção de casos de resfriados e gripe ao longo do ano. Iniciamos o ano com mais de 50% dos casos identificados como covid-19, depois houve um aumento de 40% de positividade para a influenza. Em seguida, observamos a sazonalidade dos vírus sinciciais, que causam a gripe, e, mais recentemente, o aumento da circulação do rinovírus, que continua presente em grande quantidade na capital”, explicou Taise.
A diretora ressaltou também que a redução de 38% nos atendimentos a síndromes gripais reflete o comportamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que buscaram os serviços nas Unidades de Saúde da Família (USFs), que funcionam em horário comercial, de segunda a sexta-feira. Além disso, o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais também registrou uma diminuição na procura, com seu horário de funcionamento sendo reduzido para das 7h às 13h.