Aracaju sedia oficina sobre trabalho infantil para comunicadores sociais
Publicado em 19 de setembro de 2013
Por Jornal Do Dia
Comunicadores, formadores de opinião e atores sociais de cinco capitais do Nordeste (São Luís, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador) serão capacitados para contribuir no combate ao trabalho infantil e proteção do trabalho adolescente, tendo a comunicação como estratégia. A ação é realizada pela ong baiana CIPÓ Comunicação Interativa e integra a campanha colaborativa nacional "É da Nossa Conta! Sem Trabalho Infantil e pelo Trabalho Adolescente Protegido", encabeçada pela Fundação Telefônica Vivo e prevê um conjunto de estratégias para contribuir com a erradicação do trabalho infantil no país.
Em Aracaju, a oficina acontecerá nesta sexta-feira, dia 20, das 8h às 12h, no auditório do Jatobá Praia Hotel, localizado na Av. Santos Dumont, 478, Atalaia. As inscrições estão sendo efetuadas através do endereço http://goo.gl/WKDNvz.
As capacitações visam sensibilizar tanto comunicadores quanto atores sociais, vinculados ao Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes, para a noção de que a comunicação é decisiva no combate às formas exploratórias de trabalho. Segundo dados do IBGE, no Brasil há 3,4 milhões de crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos em situação de trabalho, alguns deles enquadrados nas piores formas. A situação é bastante crítica nas regiões Norte e Nordeste, onde vivem 1,4 milhão desses meninos e meninas.
As ações de mobilização visam contribuir diretamente para diminuição dos índices nas duas regiões brasileiras. Durante o mês de agosto as cidades de Rio Branco, Manaus, Porto Velho e Belém também receberam a capacitação, sensibilizando profissionais da área dos direitos das crianças e adolescentes, além de jornalistas, assessores de imprensa e gestores. Para mobilizar a sociedade em torno do tema, a campanha pretende envolver diversos públicos, incluindo adolescentes, jovens, especialistas no assunto, comunicadores, operadores do sistema de garantia de direitos, pais e responsáveis.
Campanha – Esta é a segunda edição da Campanha É da nossa conta, lançada no dia 13 de junho, contando com a sensibilidade e apoio de artistas e formadores de opinião. Realizado em parceria com o Unicef e a OIT, o projeto que mobilizou mais de 25 milhões de pessoas em 2012 inicia nova fase para garantir os direitos das crianças e adolescentes. Dessa vez, as ações de comunicação e mobilização social visam o enfrentamento do trabalho infantil e esclarecer as condições para a contratação legal de adolescentes para o mercado de trabalho.
A estratégia é propor aos cidadãos tornarem-se agentes multiplicadores, produzindo e compartilhando informações nas redes sociais. Os atores Lázaro Ramos, que também é embaixador do Unicef, Priscila Fantin, Ângelo Paes Leme e Francisco Cuoco apoiam a causa e gravaram vídeos para a campanha.