Aracaju segue Estadoe libera serviçosnão-essenciais aos sábados
Publicado em 19 de junho de 2021
Por Jornal Do Dia
A Prefeitura de Aracaju decidiu na manhã desta sexta-feira, em reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE), que acompanhará o decreto estadual no que diz respeito às medidas de enfrentamento ao novo coronavírus e a reabertura gradual das atividades econômicas. Desta forma, ficou definido que, na capital, está autorizado o funcionamento dos serviços não-essenciais aos sábados, incluindo academias. Além disso, no feriado de São João, 24, e no dia de São Pedro, 29, será vedado o acesso às praias e o funcionamento das atividades não-essenciais, assim como ocorre aos domingos no município. O toque de recolher de quinta à sábado, das 22h às 5h, também será mantido.
Durante a reunião do comitê também foram definidas novas medidas para os festejos juninos. No feriado de São João, dia 24 de junho, todas as atividades consideradas não-essenciais estarão proibidas de funcionar. Além disso, no dia 24, o toque de recolher será mantido. No dia de São Pedro, 29 de junho, também haverá restrição total dos serviços não-essenciais. Não será permitido o acesso às praias nestes dias.
Sem fogos e fogueiras – Pelo novo decreto, ficam vedados, até o dia 30 de junho, a comercialização, o acendimento e a utilização de fogos de artifício e fogueiras na cidade. "Aproveito para fazer um apelo à população: que não solte fogos e também não acenda fogueiras no São João e São Pedro. Sei que é uma tradição, mas é preciso lembrar que, inclusive, a comercialização destes artefatos está proibida em nossa cidade, tendo em vista que a covid-19 é uma doença pulmonar que pode ser agravada pela fumaça. Também peço que não façam aglomerações e que continuem usando máscara. A Prefeitura tem trabalhado muito para avançar na vacinação, para vencer esta batalha, mas precisamos do apoio de cada um dos aracajuanos", reiterou o prefeito Edvaldo Nogueira.
Área de Ciclismo – Ao anunciar as medidas estabelecidas no novo decreto, Edvaldo destacou que o COE também definiu pela reabertura da Área de Proteção para o Ciclismo aos sábados, a partir do próximo dia 26. "Resolvemos tomar a decisão, também, de reabrir a área de proteção, na Orla da Atalaia, para que as pessoas possam voltar a praticar suas atividades. Então, a partir do próximo sábado, dia 26, você que costumava utilizar a área para andar de bicicleta ou para caminhar, pode se programar para voltar a utilizar o espaço, de forma segura", frisou.
Com a nova resolução, poderão abrir aos sábados os serviços não-essenciais, entre eles concessionárias, salões de beleza, academias e comércio em geral. Shoppings centers continuam autorizados a funcionar de segunda-feira a sábado, com a capacidade total limitada a 50%, assim como bares, restaurantes, sorveterias e similares, que poderão funcionar nestes dias, obedecendo o horário do toque de recolher e a capacidade máxima de 30%.
A circulação de pessoas e realização de atividades econômicas em praias e orlas da capital também estão permitidas aos sábados. Aos domingos e feriados as restrições permanecem, estando proibida a realização de atividades econômicas e práticas de quaisquer atividades físicas coletivas e individuais na faixa litorânea, orlas, parques e praças.
O decreto municipal também manteve o escalonamento das atividades econômicas na capital. Serviços não-essenciais no Centro de Aracaju podem funcionar das 9h às 19h, de segunda a sábado. Nos demais bairros, a abertura está permitida das 10h às 21h, de segunda a sábado. Supermercados, minimercados e estabelecimentos congêneres funcionam, todos os dias, das 8h às 21h.