Segunda, 09 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Aracaju terá novo sistema de estacionamento rotativo


Publicado em 06 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia


A publicação para licitação de empresas que vão participar de processo de concorrência para operar o estacionamento rotativo de Aracaju deverá ocorrer nos próximos dias. Segundo a direção de Planejamento de Sistemas da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), os prazos legais estão sendo cumpridos.  

O projeto para a criação do novo sistema já foi concluído pela SMTT desde o mês passado, quando também foi licitado. "A partir da publicação, que aguardamos para os próximos dias, será marcada a data da concorrência para recebimento das propostas das empresas. Depois desta etapa, daremos inicio ao processo de demarcação dos estacionamentos nas áreas previstas no projeto", explica o diretor de Planejamento de Sistemas da SMTT, Francisco Navarro Caldas.

O projeto está na Secretaria Municipal de Planejamento. A expectativa é que o novo sistema entre em operação até o final deste ano. O novo modelo de estacionamento visa um compartilhamento igualitário de vagas de parada, de forma totalmente eletrônica, sem o antigo parquímetro. Tanto o cadastro de usuários e veículos, quanto a venda de bilhetes poderão ser feitos pelo portal da SMTT e aplicativo para dispositivos móveis. Outros pontos de vendas ainda serão definidos. Uma novidade é que motos e caminhões também terão acesso.

Segundo informações de Francisco Navarro, o novo estacionamento deverá ter um valor de no máximo R$ 1,50, levando em consideração os custos de manutenção do serviço, que será operacionalizado através de regime de concessão, sendo de responsabilidade da empresa vencedora da licitação arcar com despesas referentes à contratação de pessoal, sinalização e gerenciamento do serviço.

Já o executivo municipal responderá pelos critérios de funcionamento. Serão ofertadas cerca de 3 mil vagas de estacionamento para atender a demanda de fluxo das ruas do Centro, São José, Siqueira Campos e áreas dos mercados, onde há grande movimentação de veículos.

O projeto elaborado pela SMTT também inclui a atuação de equipes do órgão para monitorar constantemente os veículos portando um equipamento próprio. A proposta é identificar se o carro está usando a vaga no tempo definido. Se tiver ultrapassado, será guinchado ou o condutor autuado.

O sistema de estacionamento rotativo será totalmente virtual. Para utilizar uma vaga de estacionamento, o usuário não precisará mais de ticket ou moedas. O cadastro de usuários, verificação da situação do veículo no estacionamento e venda de tickets poderão ser efetuados pela Internet e aplicativos para smartphones.

Outras opções de acesso são as lanchonetes, restaurantes, lojas, armarinhos e outros estabelecimentos próximos às vagas de estacionamento. Os pontos de venda terão uma distância de 80 metros da área de estacionamento. Todo levantamento dos locais foi realizado pela equipe de planejamento e sistemas da SMTT.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade