Aracaju vacinará população acima de 48 anos contra a covid-19
Publicado em 10 de junho de 2021
Por Jornal Do Dia
A Prefeitura de Aracaju avançará na vacinação contra a covid-19 e dará início à imunização dos aracajuanos com idade acima de 48 anos, a partir desta sexta-feira. Nesta nova etapa, também poderão receber a primeira dose pessoas com deficiência permanente grave, a partir de 40 anos, e trabalhadores da Educação, que atuam nos ensinos Superior, Profissionalizante, e na Educação de Jovens e Adultos. A atualização do calendário municipal foi divulgada ontem, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, através das suas redes sociais. Até o momento, a capital sergipana já vacinou 173.285 pessoas, o que corresponde a 26,06% da população.
"Anunciamos hoje uma grande notícia sobre a vacinação. Vamos ampliar a imunização para as pessoas em geral, acima de 48 anos, trabalhadores da Educação dos ensinos Superior, Profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos, além de pessoas com deficiência permanente grave, a partir de 40 anos. Com isso, damos um grande passo na vacinação da nossa cidade. Além disso, aumentamos o número de Unidades Básicas de Saúde, de pontos de apoio e ampliamos as equipes de vacinação, o que nos permitirá ganhar ainda mais agilidade. Basta verificar a sua data, os locais disponíveis, e se vacinar. Quanto mais vacinarmos, mais eficácia teremos no combate ao coronavírus", destacou Edvaldo.
A vacinação do novo público ocorrerá de forma escalonada e começará nesta sexta-feira, 11, pelos aracajuanos de 55 anos. No sábado, 12, será a vez dos cidadãos de 54 anos e no domingo, 13, daqueles que têm 53 anos. Já na segunda-feira, 14, serão vacinadas as pessoas de 52 anos, na terça-feira, 15, as de 51 anos e na quarta-feira, 16, avançará para as de 50 anos.
Na quinta-feira, 17, serão vacinados os cidadãos de 49 anos e, por fim, na sexta-feira, dia 18, quem possui 48 anos. Todas as pessoas que fazem parte destas faixas etárias deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência.
Para receber a primeira dose da vacina, os profissionais da Educação devem se cadastrar no Portal da Vacina e anexar documentação que comprove o vínculo com a unidade de ensino na qual atuam.
Já as pessoas com deficiência permanente grave (auditiva, visual, motora e mental), que não recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a partir dos 40 anos, podem optar pelo cadastro no "VacinAju", ou se dirigir a uma das Unidades Básicas de Saúde disponíveis e pontos de apoio, com apresentação de relatório médico.