Quinta, 26 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Aribé debate meios para inserção da pessoa com deficiência


Publicado em 15 de março de 2015
Por Jornal Do Dia


O vereador Lucas Aribé (PSB) participou na última sexta-feira no Ministério Público do Estado de Sergipe (MP/SE), de uma audiência com Berenice Andrade, promotora de Justiça, Emerson Albuquerque, procurador do Trabalho, bem como representantes de diversas entidades. Na pauta, inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A próxima reunião ficou agendada pra o dia 15 de maio, às 8h30, também na sede do MP/SE.

Dentre os desafios apontados estão: ausência ou pouca adaptação das empresas às pessoas com deficiência; dificuldades de acessibilidade nos municípios sergipanos para inserção no mercado de trabalho; poucas oportunidades de capacitação, sendo citado inclusive que o NAT suspendeu estas atividades diante das mudanças nas secretarias estaduais; conscientização das pessoas com deficiência quanto aos seus direitos e aumento do nível de conhecimento; direcionamento das pessoas com deficiência para a Fundat – Agência do Trabalhador; elaboração de uma cartilha sobre a capacitação e o acesso da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, dentre outros assuntos.
"Há dificuldades de acessibilidade na própria Câmara de Vereadores e tenho lutado dia a dia neste sentido. Se abrirmos as oportunidades, se houver conscientização, a pessoa com deficiência será um profissional competente como os demais, ou até mais. Algumas vezes coloca-se mais obstáculos do que já existem. É preciso abrir portas", defende o vereador Lucas Aribé.

Segundo a promotora de Justiça, o Ministério Publico Estadual e o Ministério Público do Trabalho observaram a dificuldade de inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. "Resolvemos promover este chamamento de todas as entidades que trabalham com a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho para verificar quais eram os pontos frágeis. Formamos uma Rede e, a partir dessa Rede, vamos elaborar uma cartilha informativa", informa Berenice Andrade.
A presença de Lucas Aribé na reunião, conforme a promotora, é um sustentáculo às pessoas com deficiência exercerem a sua cidadania com dignidade. "Lucas tem contribuído na questão da legislação, na elaboração de Projetos de Lei focando nessas dificuldades que o Estado tem. Assim, é importante implantar políticas públicas adequadas no nosso município", pontua Andrade.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade