Arquidiocese suspende procissão de Bom Jesus
Publicado em 23 de dezembro de 2020
Por Jornal Do Dia
Depois de 165 anos, a Arquidiocese de Aracaju decidiu suspender a realização da tradicional procissão de Bom Jesus dos Navegantes, realizada sempre no dia 01 de janeiro. Conforme destacado pela Igreja Católica – assim como tem ocorrido ao longo dos últimos nove meses -, a medida tem como princípio básico minimizar aglomerações e os riscos de contaminação do coronavírus. A igreja destaca ainda que está respeitando as limitações impostas pelos decretos vigentes contra o vírus. Sem o cortejo pelas águas do Rio Sergipe, a Arquidiocese garantiu que no primeiro dia de janeiro, apenas a celebração de uma santa missa (campal) na Colina de Santo Antônio, será promovida a partir das 17h.
O festejo começou com os pescadores que moravam na região da colina Santo Antônio na época, eles faziam a procissão todo início de ano, isso antes de Aracaju se tornar a capital do estado de Sergipe. Estudos promovidos pela religião avaliam a Romaria de Bom Jesus dos navegantes como a maior festa católica da região do Baixo São Francisco. Com exceção da capital sergipana, a festividade ocorre sempre no último domingo de janeiro e costuma reunir romeiros dos estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco. O ponto central da romaria é a Procissão Fluvial de Bom Jesus dos Navegantes pelo Rio São Francisco, entre as cidades de Propriá e Porto Real do Colégio, em Alagoas.
No interior sergipano a procissão foi criada em 1914, por pescadores, como forma de agradecer por um milagre do Bom Jesus dos Navegantes em um temporal. As festividades iniciam no domingo anterior à grande romaria, com a procissão entre a Capela Bom Jesus dos Navegantes e a Catedral Santo Antônio de Pádua. Em Sergipe, essa romaria é uma das mais notáveis, ao lado da Romaria Senhor dos Passos, em São Cristóvão; da Peregrinação de Nossa Senhora Divina Pastora e da Peregrinação de Nossa Senhora Aparecida. A Igreja Católica não se manifestou sobre a manutenção, ou cancelamento das festividades previstas para serem realizadas no final de janeiro. Sobre a missa em Aracaju, a Arquidiocese garantiu que todas as medidas de segurança e proteção serão devidamente adotadas.