Um assaltante foi morto, outro ficou ferido e dois conseguiram fugir
Assaltantes trocam tiros com a polícia. Um morre
Publicado em 16 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia
Gabriel Damásio
Dois suspeitos foram baleados às 17h10 de ontem durante um assalto à loja Casa Grande Materiais de Construção, na Rua 19 do Loteamento Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro (Grande Aracaju). Eles foram atingidos depois de roubar o estabelecimento e fazer disparos contra a equipe Gavião 05, do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM). Um dos criminosos morreu e o outro, identificado como Geovânio Antônio de Brito, 30 anos, foi ferido com um tiro de raspão na cabeça e levado para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Segundo a PM, os baleados estavam com outros dois comparsas, que participaram do roubo e conseguiram escapar da polícia.
O quarteto foi o mesmo que, minutos antes, roubou um VW Spacefox de cor prata e placa IAB-5856/SE que estava estacionado em frente à agência do Banco do Brasil no Conjunto Augusto Franco (zona sul de Aracaju). Os bandidos renderam o motorista, cobriram seu rosto com um capuz, amarraram-no e o obrigaram a deitar no chão do carro, enquanto assumiam a direção e circulavam por várias ruas da cidade até chegarem ao Parque dos Faróis. O comandante de Policiamento da Capital, coronel Jackson Nascimento, confirmou que o dono do carro estava com os assaltantes na hora do assalto e permaneceu a todo o tempo no veículo.
Ao chegar à loja, os quatro bandidos desceram de armas em punho e rendendo toda a família do dono do estabelecimento. Um dos vendedores foi trancado no banheiro e outros reféns, incluindo uma menina de quatro anos que é neta do comerciante, foram igualmente ameaçados e levados para outra sala. Durante cerca de cinco minutos, o grupo vasculhou a loja e pegou R$ 2 mil em dinheiro, joias e objetos de valor. Os quatro criminosos decidiram deixar então a Casa Grande, quando viram chegada da viatura do 5º BPM, que já estava avisada do assalto pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). Nesse momento, o confronto começou.
De acordo com o coronel Jackson, os criminosos estavam a caminho do carro e começaram a disparar contra os policiais, que reagiram. Dois tiros mataram o primeiro assaltante, não identificado até o fechamento desta edição. Um terceiro passou de raspão pela cabeça de Geovânio, que caiu ferido. Os outros dois criminosos conseguiram escapar por um matagal, roubaram um terceiro carro e não foram achados até o fechamento desta edição. Com os dois ladrões baleados, foram apreendidas duas pistolas calibre 380. O dono do Spacefox foi resgatado do carro sem qualquer ferimento.
Geovânio não teve sequelas graves do tiro e, após ser medicado, foi preso em flagrante e levado para a Delegacia Plantonista (Centro). Segundo a polícia, ele era considerado foragido da Penitenciária Estadual de Areia Branca (Peab), pois tinha sido beneficiado pela saída temporária do Dia dos Pais e não voltou à cadeia no dia marcado. A identificação dos outros dois assaltantes ainda será investigada. O caso será apurado pela 7ª Delegacia Metropolitana (Cj. Jardim).