Audiência no MPF avança na construção de transporte universitário gratuito em Sergipe

O vereador Camilo Daniel discursa na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (Divulgação)

A criação de um programa estadual de transporte universitário gratuito ou subsidiado avançou nessa quarta-feira (12), durante audiência realizada na sede do Ministério Público Federal (MPF), em Sergipe. O encontro deu continuidade ao diálogo iniciado em maio de 2025, após provocação do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Sergipe (DCE/UFS).
A audiência reuniu o vereador de Aracaju Camilo Daniel, o reitor da UFS, André Maurício Conceição de Souza, a Reitoria do IFS, Ruth Sales Gama de Andrade, o presidente do DCE/UFS, Fábio Henrique de Souza, o deputado estadual Georgeo Passos e o procurador da República Ígor Miranda da Silva, que coordenou a reunião. Também estiveram presentes representantes de instituições de ensino superior, de prefeituras onde existem campi da UFS e da empresa de transporte Coopertalse.
A audiência definiu que os municípios terão 15 dias para apresentar dados sobre a demanda dos estudantes por transporte. A UFS deverá fornecer informações cruzadas sobre o perfil socioeconômico dos alunos em situação de vulnerabilidade. Também será criado um Grupo de Trabalho, com participação do DER, Sedurbi e Seduc, para discutir a implementação de uma política estadual de transporte universitário.
A medida busca reunir dados concretos para dimensionar a demanda e avaliar a viabilidade de um programa que garanta o deslocamento dos estudantes até os campi da universidade.
Camilo Daniel destacou que o debate precisa avançar para a construção de uma política pública estadual permanente, capaz de enfrentar as desigualdades no acesso à universidade.
“Não podemos falar em democratização do ensino superior sem garantir as condições para que o estudante consiga chegar à universidade. O transporte é parte da política de permanência estudantil e precisa ser tratado como uma responsabilidade do poder público”, afirmou o vereador.
Para Camilo, a coleta de dados e a criação do Grupo de Trabalho são passos importantes para transformar a reivindicação dos estudantes em uma proposta concreta, com definição de público, custos e responsabilidades entre Estado, municípios e universidade.
A expectativa, a partir dos encaminhamentos, é que os dados reunidos permitam avançar na análise da viabilidade de um programa estadual de transporte universitário gratuito ou subsidiado em Sergipe.

Compartilhe esta notícia