Quinta, 16 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Aulão reúne centenas de alunos para Enem


Publicado em 05 de novembro de 2014
Por Jornal Do Dia


NO COLÉGIO DOM LUCIANO, CENTENAS DE ALUNOS PARTICIPARAM ONTEM DO PRIMEIRO AULÃO, PARA REVISÃO GERAL DO ENEM

Miton Alves Júnior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br

Mais de 3.500 estudantes de escolas estaduais se concentraram na tarde de ontem, em Aracaju, para participar do primeiro dia de Revisão Geral para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014). Promovido pelo Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de estado da Educação (Seed), o evento tem como objetivo unir todos os estudantes que fazem parte do programa estadual Pré Universitário Seed e tirar as últimas dúvidas antes do início oficial das provas. Reunidos na quadra da Escola Dom Luciano, o público estudantil acompanhou aulas das disciplinas: Biologia, Física, Química, Sociologia, Matemática, História, Literatura e Espanhol. Todas as atividades didáticas foram ministradas por especialistas que lecionam na rede pública.

Em clima musical e totalmente interativo, o professor de Biologia Fabrício Menezes repassou o conteúdo com o uso de paródias e encenações teatrais. Para ele, a meta do grupo é mostrar o quanto todos são capazes de conquistar êxito no Enem, e realizar uma revisão onde não fique puxado e cansativo para os adolescentes. "A média de idade aqui é de 17 anos e estão se preparando desde os 2012. Esse ano o trabalho foi intensificado e não devemos abusar nessa reta final. Com a música conseguimos passar o conteúdo de forma leve e ótimo entendimento para todos", disse. Entre uma paródia e outra, mensagens bíblicas eram repassadas para fortalecer o ânimo dos alunos.

Ainda segundo Fabrício, todos que estão participando dessas revisões proporcionadas pelo estado é porque desejam muito conquistar uma vaga em universidades públicas, em especial, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). "Vocês me orgulham, vocês nos orgulham. Todos são capazes de vencer e se estão aqui é porque possuem uma meta que é conquistar uma cadeira na UFS. Deus está olhando por cada um de vocês e não irá desapontá-los. Com muita fé e estudo seremos todos vencedores desse Enem", declarou emocionado. Dos 133.575 inscritos para a prova que será realizada de forma simultânea no próximo final de semana, cerca de 60 mil alunos fazem parte da rede pública de ensino.

Na Universidade Federal de Sergipe serão mais de 5.500 vagas distribuídas em todos os campi e com 30 opções de curso de graduação. Moradora do município de Pirambu e estudante do Colégio Estadual Tobias Barreto, a jovem Priscila Silva disse estar participando pela segunda vez da revisão e acredita em classificação esse ano. Consciente da ampla concorrência, ela disse ter atuado como ‘impostora’ no ano passado a fim de reforçar os estudos. "Sei que a entrada é livre, mas é dedicado pra quem vai concorrer a uma vaga no ano. Ano passado eu não estava apta, mas vim aqui para estudar e hoje estou de volta. Minha preparação foi boa e posso sim me sair bem, assim espero", afirmou.

Também confiante estava Vinícius Dantas, de 16 anos. Aluno do Colégio Atheneu Sergipense, ele parabenizou a estrutura montada e também se diz preparado para a maratona de questões. Perguntado sobre um possível cansaço após tantas horas de estudo, o candidato foi enfático na resposta. "Eu preciso conquistar essa vaga e o cansaço é o nosso combustível. Todos nós que estamos aqui estamos no auge do nervosismo e ansiedade, mas não podemos desapontar os pais e professores justamente nessa hora ‘H’. Vim no primeiro dia e quero seguir até o final sem perder nenhuma aula sequer. Os professores são os melhores e vou tentar absolver todo o conteúdo novo possível", disse.

Conforme o calendário de revisões da Seed, os aulões seguem até a próxima sexta-feira, 07, e começa sempre a partir das 15h no ginásio do Colégio Dom Luciano. A entrada dos alunos acontece pela rua Dom José Tomaz e todos recebem adesivos com frases de incentivo e cadernos com todo o conteúdo a ser apresentado naquela tarde e noite de estudo.
 
Prova – No sábado, dia 8, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, das 13h às 17h30 (horário de Brasília). No domingo, dia 9, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação entre as 13h e as 18h30, também horário de Brasília. Este ano serão impressas 18,3 milhões de provas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile – estas três últimas, para quem tem diferentes graus de deficiência visual) em 1.699 municípios do país. Em todo o Brasil, haverá 16,6 mil locais de exame.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade