**PUBLICIDADE
Publicidade

Aulas passam a ser totalmente presenciais


Publicado em 03 de novembro de 2021
Por Jornal Do Dia


Milton Alves Júnior

Pela primeira vez, desde o mês de abril do ano passado, milhares de estudantes da rede municipal de ensino, em Aracaju, reiniciaram na manhã de ontem as atividades integralmente presenciais. A medida adotada pela prefeitura da capital sergipana, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), acontece no momento em que mais de 80% da população local já foi parcialmente imunizada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. No que se refere à taxa de imunização entre professores, gestores pedagógicos e demais profissionais atuantes nas instituições de ensino, o indicativo é ainda mais positivo, acima dos 90% referente a primeira dose, e 80% referente a segunda dose, ou dose única.

Em decorrência do agravamento provocado no Brasil pelo coronavírus, no dia 16 de março de 2020, o Governo de Sergipe publicou no Diário Oficial um decreto inviabilizando a continuidade das aulas presenciais. Naquele momento a menor unidade federativa do país contabilizava cinco pessoas diagnosticadas com a doença, e sem registro de óbitos; minutos antes de reiniciar as atividades presenciais, o até então mais recente boletim pandêmico apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) indicava um total de 278.492 infectadas, e 6.029 mortos em decorrência da doença. Esses números, apesar de negativos, é reflexo das ondas de crise enfrentadas no período que antecedeu o início do processo de aplicação das vacinas.

Apesar dos avanços, e do combate à Covid-19, o reinício das atividades escolares segue respeitando as normas de segurança. De acordo com a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite, o respeito às orientações apresentadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), seguem sendo respeitadas. Em publicação oficial, exibida no portal de notícias da PMA, a gestora destacou que: “embora não haja o distanciamento mínimo entre as carteiras, camas empilháveis, berços e assentos do transporte escolar, segue obrigatório o uso de máscaras e o cumprimento das demais medidas de biossegurança, bem como devem ser mantidos os procedimentos a serem adotados para os casos em que haja suspeita de contágio de estudante ou profissional da educação.”

A Secretaria Municipal da Educação destacou ainda que todas as 74 escolas municipais de Aracaju estão amplamente prontas para receber os estudantes e adotar todos os protocolos de segurança sanitária em caso de suspeitas. Apesar destas garantias, caso algum estudante opte por continuar estudando em casa, seu responsável deve imediatamente se dirigir à unidade de ensino em que o aluno está matriculado a fim de documentar uma justificativa que possua ampla coerência e legitime tal decisão. O JORNAL DO DIA tentou entrar em contato com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) para saber sobre a retomada integral das aulas presenciais em todas as escolas estaduais instaladas em Sergipe, mas não obteve resposta.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade