Empreendedores urbanos e produtores rurais serão premiados em Sergipe, numa solenidade dupla: o XV Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças e o VII Prêmio BNB de Agricultura Familiar, que serão entregues nesta sexta-feira (25), às 9h, no auditório da superintendência estadual do BNB, em Aracaju.
Serão homenageadas iniciativas de sucesso entre clientes atendidos pelos programas Crediamigo (microcrédito urbano), Agroamigo (microcrédito rural) e Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A seleção foi realizada em todos os estados nordestinos, no norte do Espírito Santo e de Minas Gerais.
Para as categorias de premiação, foram selecionados clientes que se destacaram por investimentos em inovação e tecnologia (com reconhecimento pelo uso de métodos, equipamentos e processos inovadores, mecanização e automação); beneficiamento e comercialização (observando a agregação de valor aos produtos e melhorias nas condições de venda); e sustentabilidade (como reconhecimento às iniciativas que valorizam a exploração econômica com preservação do meio ambiente e/ou utilizam métodos agroecológicos de produção).
Em comum, os vencedores conseguiram obter melhorias na produtividade, aumento da capacidade de produção e, ainda, incrementar receitas com um melhor nível de gerenciamento dos empreendimentos. Avanços, no caso do Crediamigo, reconhecidos por uma comissão julgadora formada por representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SE).
Para os empreendimentos rurais do Agroamigo e do Pronaf, a equipe do Banco do Nordeste contou com a colaboração de representantes do Sebrae/SE, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe (Senar/SE), Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Federação dos Trabalhadores Rurais no Estado de Sergipe (Fetase) e Empresa de Desenvolvimento Agropecuário do Estado de Sergipe (Emdagro). Ao todo, empreendedores urbanos e produtores rurais de oito municípios da área de atuação do BNB em Sergipe serão premiados.
Banco do Nordeste premia empreendedores urbanos e rurais em Sergipe


