EM SÃO CRISTÓVÃO, O ENCHIMENTO DA BARRAGEM DO RIO POXIM-AÇU, APRESSADO COM AS FORTES CHUVAS, GARANTE ÁGUA NO VERÃO NA GRANDE ARACAJU
BARRAGENS TRANSBORDAM E JÁ AMEAÇAM
Publicado em 17 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia
Kátia Azevedo
Com as fortes chuvas na noite da última terça-feira, 15, as comunidades ribeirinhas que vivem próximas ao Rio Piauitinga, no município de Estância, tiveram que deixar suas casas por causa do aumento do nível de água na barragem da cidade. Em Lagarto, também na região centro-sul do estado, as águas do reservatório transbordaram. Os moradores estão em alerta.
Por volta das 18h30 da terça-feira equipes do Corpo de Bombeiros de Estância, juntamente com integrantes da Defesa Civil do Município e da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente emitiram aviso à comunidade, alertando sobre os riscos de uma enchente.
As equipes percorrem áreas de risco do município e colocaram em prática um plano de evacuação. De acordo com informação da Defesa Civil, o aviso foi emitido assim que o órgão tomou conhecimento de uma situação de alerta na barragem do município de Salgado, com risco de rompimento por causa da força das águas, o que provocaria inundação em Estância.
A população foi alertada através de visitas nas casas e emissoras de rádio para que assim que ouvisse um sinal sonoro deixasse o local. Uma equipe da SULGIPE, empresa responsável pelo abastecimento de energia elétrica no município também foi avisada e se deslocou até a ponte do bairro Bomfim, permanecendo por alguns minutos no local para possíveis necessidades de desligamento da rede de energia.
Por medida de segurança, equipes do Corpo de Bombeiros, Prefeitura e Defesa Civil colocaram em prática o plano de evacuação e fizeram o monitoramento da barragem por toda a madrugada. As famílias só devem retornar para casa depois que o nível da água baixar e for feita uma avaliação do local.
Os moradores do bairro Bomfim e conjuntos Camaçari, Piauitinga e Nivaldo Silva, em Estância, e das áreas que ligam o município a Salgado foram alertados sobre possíveis enchentes devido às chuvas fortes que já duram uma semana. Eles ficaram alojados em casas de amigos e parentes. O temporal também aumentou o volume de água no reservatório de Lagarto, que atingiu vazão máxima com o avanço do volume de água nos rios Piaui e Piauitinga.
Se a chuva forte continuar, não está descartada a possibilidade de inundações em pontos que não contêm escoamentos. No caso envolvendo o município de Estância, a cidade já sofreu uma enchente no dia 10 de maio de 2009, quando várias casas foram destruídas por uma inundação nas redondezas do bairro Bomfim.
Nível menor – Ontem, os rios Piauí, Sergipe, Vaza Barris, Japaratuba, São Francisco e afluentes voltaram a apresentar volume menor.
O nível das águas do rio Piautinga subiu cerca de 1,20m, o que preocupou os moradores de Estância, que temiam o rompimento da barragem. As chuvas também provocaram o desabamento de uma casa no povoado Junco por volta das 23h. Os moradores já tinham se mudado por medo de desabamento. Em Lagarto, o temporal derrubou o muro de uma escola no conjunto Laudelino Freire, alagou também estradas e deixou a barragem Dionísio Machado transbordando durante o final de semana.
Moradores dos povoados do município ficaram ilhados. Na barragem, as chuvas conseguiram formar uma forte catarata. O nível da água ultrapassou a marca limite do reservatório.
De acordo com informações da Defesa Civil Estadual, a situação está controlada. Ontem pela manhã, equipes do órgão, Corpo de Bombeiros e representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos realizaram uma reunião para planejar ações preventivas.
"As barragens estão sendo monitoradas e não há risco de enchentes. Estamos atentos e tomando todas as medidas preventivas", esclareceu o secretário executivo da Defesa Civil, Gilfran Santos Mateus. Mesmo com a diminuição da água registrada ontem, o alerta continua.