Mércia Feitosa fala na Assembleia Legislativa
Belivaldo admite que estado vai reativar leitos de UTI
Publicado em 03 de dezembro de 2020
Por Jornal Do Dia
Com a confirmação de que as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) voltaram a ficar sobrecarregadas nos hospitais São Lucas, Primavera e João Alves Filho (Huse), o governo do Estado confirmou ontem, pela primeira vez, a possibilidade de reativar os leitos exclusivos para pacientes graves de Covid-19, os quais tinham sido desativados em agosto, com o fim da primeira onda de evolução dos casos da doença. O assunto será discutido hoje, a partir das 11h, durante a reunião do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), que se estará com o governador Belivaldo Chagas no Palácio de Despachos.
Essa decisão começou a ser avaliada nos últimos dias, com o recrudescimento da ocupação dos leitos hospitalares destinados ao coronavírus, cujas taxas voltaram a ficar na média geral entre 50% e 60%. Ontem, em entrevista à rádio Rio FM, Belivaldo informou que, caso seja necessário, o governo deverá reativar leitos exclusivos de UTI para tratamento da Covid-19, devido ao aumento de casos da doença no estado. "Vamos começar a trabalhar o plano B. Tínhamos 209 leitos de UTI para Covid. Agora, estamos com 127. Vou determinar, na reunião de amanhã, que a secretária da Saúde reserve mais 20 leitos de UTI, caso seja necessário. Espero que não seja, mas eu não vou deixar de preparar o Estado para a possibilidade de pessoas internadas", explicou o governador.
A mesma reunião do Ctcae vai reavaliar analisar a possibilidade de flexibilização ou mesmo de um novo fechamento de algumas atividades.Quanto a isso, Belivaldo explicou que, no momento, não existe qualquer discussão sobre o tema, mas que o Estado continua atento aos dados do contágio em Sergipe e trabalhando com foco na segurança da população. "A cada 14 dias, fazemos uma reunião de avalição do quadro da Covid-19 no estado junto ao Comitê Técnico-Científico. Mas avaliamos os números todos os dias, religiosamente. Eu não quero voltar a fechar, principalmente nesse fim de ano, com o pagamento do décimo terceiro que faremos no próximo dia 17, quando vamos injetar R$160 milhões na economia para que as pessoas possam vender e possam comprar. Eu não pretendo fechar nada agora, porém, se for necessário em algum momento, vamos precisar retroceder, porque a nossa prioridade é a vida das pessoas", disse.O governador, também, voltou a ressaltar o quanto a batalha contra o novo coronavírus precisa ser uma ação coletiva. "Sempre disse que essa é uma ação de todos, não só do governo, mas do cidadão. O fato é que cada um tem que fazer sua parte. É extremamente importante o uso da máscara, que as pessoas lavem as mãos e evitem aglomeração. O vírus ainda está circulando e estamos preocupados. O crescimento do número de pessoas contaminadas em Sergipe está grande devido às aglomerações que estamos vendo, como também, porque estamos fazendo muitos testes, não escondemos nada. Estamos testando mais e fazendo campanhas educativas. Mas quero pedir à população que colabore com as ações preventivas", concluiu Belivaldo.
Máscara – O crescimento dos casos de coronavírus também foi abordado pela secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, que esteve ontem em prestação de contas aos deputados estaduais na Assembleia Legislativa. Ela informou que Sergipe teve um aumento de casos de Covid-19 nas últimas duas semanas, passando de uma média de 185 para 345 novos casos confirmados.
A secretária também atribuiu o retorno dos novos contágios com as atitudes individuais de boa parte da população, que não vem seguindo as medidas de prevenção recomendadas contra a transmissão da doença, como o uso de máscara e o distanciamento social. "O contágio da doença tem fatores que são individuais, o uso da máscara está sendo uma barreira. A máscara é algo que tem que ser incorporado no nosso dia a dia, para isso estamos retomando as campanhas educativas como medida de educação sanitária", declarou.