Aspecto da cerimônia na Polícia Militar
Belivaldo promove oficiais e praças e é homenageado pela PM
Publicado em 04 de maio de 2018
Por Jornal Do Dia
O governador Belivaldo Chagas participou, na noite desta quarta-feira de solenidade promovida pela Polícia Militar de Sergipe, realizada a partir das 20h, no Teatro Tobias Barreto. Ele foi homenageado com a Medalha Alferes Tiradentes e assinou a promoção de 47 oficiais e 151 praças da Polícia Militar.
Também receberam a Medalha Alferes Tiradentes, o coronel Eduardo Henrique Santos, chefe do Gabinete Militar do governo de Sergipe, o procurador Geral de Justiça de Sergipe, promotor Roney Almeida e o capitão Manoel Alves de Oliveira Santos. O capitão foi homenageado post mortem.
Ele ocupava o comando do Pelotão de Caatinga, situado no sertão sergipano, quando foi vítima de uma emboscada em abil passado. Capitão Oliveira foi ainda promovido, post mortem, ao posto de major. O momento de entrega da medalha aos familiares do militar falecido teve como trilha sonora a Ave Maria Sertaneja, de autoria de Luiz Gonzaga, executada na sanfona por um policial militar.
A solenidade também foi uma homenagem ao Dia de Tiradentes, comemorado em 21 de abril. Joaquim José da Silva Xavier é o Patrono das Polícias Militares do Brasil, instituído pela lei 4.897, de 09/12/1965.
O governador Belivaldo Chagas agradeceu a homenagem da Polícia Militar e disse que a recebia com alegria e satisfação. "Trata-se de uma instituição de relevantes serviços prestados à sociedade sergipana e, quando somos homenageados, ficamos extremamente felizes. Não poderia ser diferente com essa condecoração. Hoje me considero um membro da Polícia Militar", ressaltou.
Ele também destacou a importância de comemorar a ascensão na carreira daqueles policiais que estão sendo promovidos, mas também junto com toda a tropa. "Viemos participar desse evento e dividir a nossa alegria e satisfação em poder comemorar com os oficiais e praças a sua ascensão na carreira militar, mas, em especial, com seus familiares. Nós temos uma Polícia Militar que tem exercido um papel de fundamental importância para a sociedade, atuando diariamente na garantia da segurança de toda população. O Governo do Estado jamais deixará de apoiar a Polícia Militar de Sergipe.", ressaltou o governador.
Belivaldo Chagas disse que a PM de Sergipe também não poderia deixar de homenagear o comandante Oliveira, assassinado em emboscada no mês passado. "O comandante Oliveira está sendo promovido post mortem pelo trabalho que exerceu à frente do Pelotão de Caatinga no sertão sergipano. Eu acho que nós não poderíamos deixar de fazer, neste momento, essa homenagem a uma pessoa que tanto fez, e deu de si, para defender todos nós", afirmou.
O comandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel Marcony Cabral, considerou um dia de festa e de reconhecimento do governo de Sergipe para com a corporação da Polícia Militar, as promoções e formaturas ocorridas durante a solenidade. "A esses bravos policiais militares que hoje ascendem na carreira e que defendem, com tanta garra, tanta vontade, a sociedade sergipana, nessa pasta tão difícil que é a Segurança Pública, desejamos todo o sucesso" acentuou.
Promoções – Foram promovidos ao posto de Coronel por merecimento, 10 Tenentes Coronéis; ao posto de Tenente Coronel por merecimento 07 majores; ao posto de Tenente Coronel por antiguidade 03 Majores; ao posto de Capitão por antiguidade 10 1ºs Tenentes; ao posto de Capitão por antiguidade 05 1ºs Tenentes; ao posto de 2º Tenente por antiguidade 12 Subtenentes; e promoção de 151 praças.