No meio do mundo, no olho da rua (Divulgação)
Blitz Cultural nas beiras da aldeia
Publicado em 11 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br
Esta semana, o grupo Boca de Cena transforma as periferias de Aracaju e Laranjeiras em um grande palco, oferecendo uma bela mostra do poder de fogo desprezado pelo poder público nas beiras da aldeia.
Arte e reflexão. Teatro, música, oficinas e debate. Segundo o ator e produtor cultural Rogério Alves, para quem todo lugar de fala deve ser reivindicado com a ação mais consequente, a Blitz Cultural é um ato político. Trata-se, no fim das contas, de declarar a potência criativa dos situados à margem. Com todas as letras, em alto e bom som.
Em outra oportunidade, conversamos sobre o assunto: “O grupo sabe que é um agente social dentro da comunidade e nosso objetivo é sempre fomentar a arte, trazendo todos os públicos, de todas as faixas etárias, para dentro da nossa sede”.
Blitz Cultural – De 11 a 18 de abril, a 8ª edição da Blitz Cultural levará uma vasta programação musical e teatral para os bairros América, Bugio e centro da cidade, em Aracaju, além de alegrar a Praça da Matriz e o Povoado Mussuca, em Laranjeiras.
O festival de arte é realizado pelo grupo sergipano de teatro Boca de Cena e, pela primeira vez, acontecerá também em um município do interior do estado.
Com o propósito de incentivar a população a “Parar, Pensar e Refletir Arte”, o projeto itinerante promove apresentações e performances teatrais, shows, oficinas e outras intervenções artísticas em comunidades tornadas “periféricas”, para promover o acesso gratuito às artes e à cultura. Quase toda a programação é realizada em espaços públicos, como praças e ruas das cidades.
Além da realização, inédita, de parte da programação fora de Aracaju, a 8ª edição da Blitz Cultural contará com a participação especial de três grupos de teatro do Rio Grande do Norte, o Clowns de Shakespeare, o Facetas e o Asavessa, que juntos apresentarão o espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar”, com direção do premiado diretor Fernando Yamamoto.
A peça, que já foi apresentada mais de 50 vezes desde a sua estreia em 2022, é baseada na clássica obra Ubu Rei, do poeta, romancista e dramaturgo francês, Alfred Jarry.
Programação – Na programação da Blitz Cultural, o grupo potiguar Clowns de Shakespeare também ministrará a oficina “Princípios do Teatro Popular e de Rua”, tanto na capital do Estado quanto em Laranjeiras.
Na primeira, o curso acontecerá no Centro de Cultura e Arte – Cultart da Universidade Federal de Sergipe (UFS), nos dias 11 e 12 de abril; na outra, as aulas serão realizadas no Clube Recreativo de Laranjeiras nos dias 15 e 16 de abril. As inscrições podem ser realizadas no link disponibilizado no perfil do Instagram @teatroclowns .
Já as apresentações ao público começarão na quinta-feira (11), com a performance “Rio Sim” da dramaturga Euler Lopes, às 14 horas e às 15h30, no Museu da Gente Sergipana. Na sexta-feira (12), a partir das 17h30, a Praça Tancredo de Almeida Neves, no bairro América, será palco para os shows musicais de Lucy “A Playboyzinha” e de Oduma, com participação de Patrícia Polayne. Às 20h10, a poeta Ilmara Souza declamará poesias de Santo Souza e, em seguida, o público poderá assistir ao espetáculo “Os Cavaleiros da Triste Figura”, do Grupo Boca de Cena.
Já no sábado (13), também a partir das 17h30 no Museu da Gente Sergipana, a programação contará com a apresentação circense da Trupekadabra e show da cantora Patrícia Polayne, seguidos pelo espetáculo teatral “Ubu: o que é bom tem que continuar”, com os grupos do Rio Grande do Norte Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa.
No domingo (14), às 9h, o dia cultural começará na feira livre do Bugio, com a intervenção “Rádio Fera”, com os artistas Paula Auday, Roney David e Sâmara Gardênia. À tarde, a partir das 17h, na Praça Osvaldo Mendonça, no final de linha do bairro, acontecem a intervenção circense da Companhia Saurus, o show musical Oito Cotovelos, a performance “A Dama de Vermelho” , com Rogério Alves, além de uma nova apresentação do espetáculo trazido pelos três grupos potiguares.
Viajando para o interior do estado, na quarta (17), e quinta-feira (18), a Blitz Cultural aterrissa em Laranjeiras. No primeiro dia, acontecerão as apresentações da companhia circense Saurus e do espetáculo “”Ubu: o que é bom tem que continuar”, com os grupos Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa. A atração musical ficará por conta do cantor JãoLuis, com participação de Rafael Costa.
No segundo dia, a população do povoado Mussuca, poderá curtir a intervenção circense da Companhia Saurus, além do espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar” e o show do cantor Rafael Costa.