Domingo, 19 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE


Boa vizinhança


Publicado em 09 de agosto de 2013
Por Jornal Do Dia


No ano de 2012 foi muito difícil a relação entre os Poderes Executivo e Legislativo diante do rompimento político do governador Marcelo Déda (PT) logo no início do ano com os irmãos Amorim, em razão da eleição antecipada em um ano para a Mesa Diretora da Assembleia. O resultado disso foi a rejeição de projetos estratégicos do governo, a exemplo do Proinveste, e a derrota nas duas eleição para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

É que o governo, que contava com uma maioria folgada de 19 dos 24 deputados estaduais, viu sua bancada minguar para nove parlamentares. No decorrer de 2012, conseguiu o apoio do deputado estadual Arnaldo Bispo (DEM), que passou a ser governista e levar o governo a ter uma bancada de 10 deputados.
Por ter perdido a maioria na Assembleia o governador Déda teve que dialogar muito com líderes da oposição no início de 2013 para conseguir aprovar este ano o Proinveste, após sua reapresentação na Assembleia e garantia da prorrogação do prazo para o empréstimo junto ao Governo Federal. Foram aprovados dois dos três projetos do Proinveste, no valor superior a R$ 500 milhões para obras

Demonstrando que deseja a continuidade da boa relação com o Poder Legislativo reestabelecida este ano, o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) foi ontem à Assembleia Legislativa entregar a presidente Angélica Guimarães (PSC) oito projetos de lei do Poder Executivo, que considera estratégicos para Sergipe.
Para Jackson, que foi acompanhado do secretário da Casa Civil, Silvio Santos, e deputados da base aliada, a sua ida a Assembleia ontem foi uma visita para expressar o "respeito ao Poder Legislativo, à sua presidente Angélica Guimarães". JB reafirmou que o desejo do governo é manter esse ambiente de cordialidade, respeito, entendimento e de facilitação no trabalho que exercem conjuntamente o Poder Executivo e o Legislativo.

O governador em exercício não levou em consideração o fato de ter conquistado mais dois deputados estaduais, passando a bancada governista a 12 deputados estaduais (Adelson Barreto e Mundinho da Comase), que acaba proporcionando uma maioria apertada diante do fato da presidente não votar.  JB realmente quer manter a política da boa vizinhança e o clima de cordialidade.
Decisão acertada!

Proinveste
No pacote dos oito projetos que o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) levou ontem para a Assembleia Legislativa está o terceiro projeto do Proinveste. Trata da autorização para o Poder Executivo fazer uma operação de crédito até o limite de R$ 160 milhões para o financiamento das contrapartidas para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (CPAC), e do programa Minha Casa, Minha Vida.

Em Sergipe 1
Dois ministros estarão em Aracaju nesta sexta-feira: Gastão Vieira (Turismo) e Fernando Bezerra (Integração Nacional). Eles participarão do Seminário para o Desenvolvimento Regional do Nordeste, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal. O evento acontece a partir das 8h30, no Hotel Radisson, na Orla de Atalaia.

Em Sergipe 2
Na oportunidade Fernando Bezerra vai assinar contrato para a licitação de estudos de viabilidade do Canal Xingó, a maior obra de infraestrutura hídrica de Sergipe. Já Gastão Vieira vai assinar convênio para reforma do Centro de Convenções de Sergipe.  Os dois ministros almoçam em Aracaju e depois retornam a Brasília.

O evento
O Seminário para o Desenvolvimento Regional do Nordeste, que presidido pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB), reunirá o governador em exercício Jackson Barreto, senadores e deputados federais, membros das comissões, secretários de turismo do Nordeste, prefeitos, além da presença do presidente da Confederação Nacional do Turismo, Nelson de Abreu Pinto, e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Só a família
A assessoria do ministro Fernando Bezerra telefonou ontem para o Palácio dizendo que queria visitar o governador Marcelo Déda e pedindo que fosse agendado um horário.  Foi mantida a vontade do governador de só querer o convívio da família nesses seis dias que passa em Aracaju. Déda retorna a São Paulo na próxima segunda-feira para continuar o tratamento de quimioterapia.

Recado duro 1
Vereadores da bancada do prefeito João Alves Filho (DEM) deixaram ontem à tarde o plenário da Câmara visando não proporcionar quorum para votação de projetos do Executivo Municipal, encaminhado à Casa na segunda-feira para ser votado em regime de urgência. Vereadores governistas não consideram o apelo do líder do prefeito Manuel Marcos (DEM) para permanecerem em plenário para votação e, muito menos, os da oposição.

Recado Duro
Segundo um vereador, existe uma insatisfação com o tratamento dispensado pelo prefeito João Alves e que, sequer, os recebe. Declarou que a saída estratégica do plenário para que não acontecesse a votação foi um recado para o gestor municipal, que tem uma maioria de 19 parlamentares. Essa insatisfação é a mesma de outros aliados, como o deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) e o suplente de vereador Anderson Gois.

Os projetos
Entre os projetos que estavam na pauta de votação na Câmara: o que estabelece formas específicas de pagamento e regularização de débitos junto a Secretaria da Fazenda; o que dispõe sobre a reorganização básica na Secretaria de Educação; dispõe sobre estágios de estudantes no âmbito da administração pública; e o que cria a Medalha Municipal do Mérito Esportivo.

Alguns
Ontem pela manhã, poucos vereadores foram conhecer o modelo de ônibus BRT fabricado pela Marcopolo, que João Alves deseja implantar em Aracaju após processo licitatório visando amenizar os problemas de mobilidade urbana na capital.

Vai demorar
A expectativa é que somente em 2015 a população aracajuana possa usufruir do BRT, uma vez que será feito o processo licitatório, ainda estão sendo estudadas as vias que o transporte circulará e depois serão realizadas as obras para operação do sistema.

Dano ambiental
Podem ser contempladas com o BRT as avenidas Coelho e Campos, São Paulo, Santa Gleide e Hermes Fontes. O detalhe é que para resolver um problema de mobilidade urbana haverá problema ambiental, uma vez que se o BRT passar mesmo pela Hermes Fontes, por exemplo, todo o canteiro central e as árvores serão destruídos para que o veículo possa transitar pelo meio da avenida. É o que podemos dizer "Cobrir um santo e descobrir outro".

E agora João?
Recentemente o prefeito João Alves acusou o deputado federal Rogério Carvalho (PT) de usar da sua influência política em Brasília para fazer com que não conseguisse audiência no Ministério da Saúde. Ontem, no programa de George Magalhães, o parlamentar afirmou que agendou para o dia 20 de agosto a audiência do prefeito com o ministro Alexandre Padilha. Resta saber se João Alves irá.    

Veja essa…
Os deputados estaduais Zezinho Guimarães (PSC) e Mundinho da Comase (PSL), que andam às turras, foram os únicos parlamentares da bancada governista que não acompanharam ontem Jackson Barreto na visita a presidente da Assembleia, Angélica Guimarães, por conta de outros compromissos. Diante disso, o deputado Luiz Garibaldi (PMDB) saiu-se com essa: "Um foi solidário ao outro". Todos riram.   

… e essa …
Do prefeito João Alves ontem, à imprensa, ao ser questionado sobre as várias críticas à sua administração: "Não cheguei com uma varinha mágica".

Curtas
Nesta sexta-feira à tarde Jackson Barreto retoma a agenda de inaugurações no interior do estado. Vai a Japaratuba e Nossa Senhora do Socorro.

Em Japaratuba,  JB entregará um Centro de Fisioterapia, uma Clínica de Saúde da Família e o Centro Integrado em Segurança Pública. Já em Socorro vai inaugurar o Hospital Regional no conjunto Marcos Freire II.

O deputado estadual Adelson Barreto, que voltou a integrar a bancada governista, estava muito à vontade ontem entre o governador em exercício e a bancada governista na visita a presidente da Assembleia.

Como membros da CPI da Telefonia, os deputados estaduais Zezinho Guimarães e Augusto Bezerra participaram ontem, em Brasília, da reunião das CPI da Telefonia em 15 Estados do país, na sede da UNALE.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE