Rian Santos – riansantos@jornaldodiase.com.br
Outro dia, a programa
ção do Verão Sergipe
serviu de pretexto para esta página acusar a falta de inspiração do governo estadual, promotor do evento. No palco erguido à beira-mar, todos os holofotess e voltam para a lavoura criativa de décadas passadas, não iluminam sombra de novidade.
Digo e repito: falta ousadia, sensibilidade e verdadeiro conhecimento de causa aos promotores do Verão Sergipe. O focinho de artistas locais estampado nas peças promocionais da festa praieira, contudo, insufla o meu ufanismo.
Muitos anos atrás, seria impossível imaginar a banda The Baggios destacada em primeiro plano, ombro a ombro com um pagodeiro da Bahia, no cartaz de um evento de tal magnitude. Hoje, o trio de blues rock está lá, a fim de convidar eventuais baladeiros para uma noitada no litoral.
De lá para cá, muita água passou embaixo da ponte. O trabalho de formiguinha realizado por naurÊa, Reação, Plástico Lunar, Maria Scombona e a própria banda The Baggios, para citar aqui os trinados de maior reverberação num arremedo de cena independente brazuca, obrigou os gestores da Cultura sergipana a admitir os tambores da aldeia nos grandes eventos da agenda local.Mas além dos nomes aqui citados, há muitos outros, com público e repertório pronto para invadir qualquer praia.
A aparição da banda The Baggios no cenário Serigy, há mais de duas décadas, tem o status de um marco da música realizada cá no fim do mundo, à margem de indústria e mercado. O guitarrista Julio Andrade ralou muito para conquistar o espaço conquistado. Mas, para manter a cena viva e cheia de viço, será sempre preciso irrigar os palcos com sangue novo. Meninos cheirando a mijo também merecem algum cartaz.
______________________________________
Pacatuba – Ponta dos Mangues
Sexta-feira, 19 de janeiro
20h – Reação
22h – Nona
0h – Saulo
2h – Bhaskar
Sábado, 20 de janeiro
18h – The Baggios
20h – Jau
22h – Nando Reis
0h – Jorge Ducci
Canindé de São Francisco
Sexta-feira, 26 de janeiro
20h – Bruninho Top7
22h – Matheus Fernandes
0h – Iguinho e Lulinha
2h – Dan Chicleteiro
Sábado, 27 de janeiro
18h – Naurêa
20h – Luiza Martins
22h – Vitor Fernandes
0h – MariaMilena
Pirambu
Sexta-feira, 2 de fevereiro
20h – Art Mania
22h – Xande de Pilares
0h – Psirico
2h – Cid Natureza
Sábado, 3 de fevereiro
18h – Maysa Reis
20h – Tayrone
22h – Saia Elétrica
0h – Marcelo Balla
Carnaval do Abaís, em Estância:
Sábado, 10 de fevereiro
20h – Ninha
Domingo, 11 de fevereiro
18h – Filhos da Bahia
Segunda, 12 de fevereiro
18h – Cavaleiros Elétrico