Chacina em mangue na Coroa do Meio tem três mortos
Publicado em 07 de julho de 2015
Por Jornal Do Dia
Duas mulheres e um homem foram encontrados mortos às 10h de ontem em um barraco às margens de um mangue que margeia o Rio Poxim, junto à Avenida Jornalista João Batista Santana, na Coroa do Meio (zona sul de Aracaju). Os corpos das vítimas, um homem e duas mulheres, apresentavam marcas de espancamento e de tiros à queima-roupa na cabeça, indicando que as três pessoas teriam sido executadas. A polícia já trata o caso como uma chacina e procura pistas que levem à identificação dos assassinos. Apesar de denunciado pela manhã, a suspeita é de que o crime teria acontecido durante a madrugada.
As vítimas não portavam documentos e nem foram identificadas pelo Instituto Médico-Legal (IML) até o fechamento desta edição, mas segundo moradores e a própria polícia, eram moradores de rua que viviam em um barracão erguido junto ao mangue, no local onde foram achados mortos. As testemunhas apontam que o homem assassinado costumava guardar carros e pedir esmolas pelas ruas da Coroa do Meio e pela Orla de Atalaia, sendo acompanhado da irmã e da esposa grávida – também mortas. Os três também recolhiam material de reciclagem que é descartado como lixo.
De acordo com os vizinhos, os catadores eram pessoas tranquilas, que apesar da situação de miséria, não causavam problemas e nem importunavam os vizinhos. No entanto, fontes da polícia garantem que o casal já foi detido uma vez pela Companhia de Polícia de Turismo (CPTur), quando foi acusado de roubo contra um posto de combustível. A PM também afirmou ter encontrado dois cachimbos usados para fumar crack, o que, segundo ela, indica que os três catadores seriam usuários de drogas. O material de reciclagem que as vítimas cataram na rua antes da chacina também estavam no local e um fogão improvisado para preparar a comida ainda estava quente. O que chamou mais a atenção foi a presença de um gato e um cachorro que eram criados pelas vítimas e, ontem, vagavam pelo terreno onde os corpos foram criados.
O crime é investigado pelo Departamento de Homicídios da Polícia Civil (DHPP), que ainda tem poucas pistas sobre a autoria e o motivo do crime. Câmeras de lojas e casas e locais vizinhos ao terreno devem ser requisitados para tentar identificar os matadores.
Areia Branca – No interior, o final de semana também foi marcado por um duplo assassinato ocorrido às 19h de domingo no centro de Areia Branca (Agreste). Segundo informações do 3º Batalhão da PM (3º BPM), dois rapazes caminhavam pela Rua Alagoas e logo começaram a ser perseguidos por outros homens armados. O grupo acabou invadindo a casa de um homem que, conforme a polícia, não conhecia nenhum dos envolvidos. Dentro da casa, os criminosos dispararam muitos tiros e fugiram.
Um dos jovens perseguidos, Jeferson Santos Ribeiro, o "Pingo", 18 anos, morreu na hora. Já o outro, conhecido apenas como "Vando", foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e está internado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju. O dono da casa invadida, Valdemir dos Santos, 38, também foi socorrido em estado grave, mas morreu pouco depois de ser internado. A delegacia de Areia Branca investiga o caso e suspeita que ele teria ligação com uma rivalidade entre traficantes de drogas. (Gabriel Damásio)