Começa hoje o Forró Caju 2018, com seis dias de festa e 180 atrações. Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), a Guarda Municipal já está preparada com um forte e grande esquema de segurança. Revela que o ônibus de monitoramento da Guarda Municipal já
**PUBLICIDADE
Chapas incompletas
Publicado em 22 de junho de 2018
Por Jornal Do Dia
O São João chegou e os três princi- pais pré-candidatos a governador vão circular o Estado sem a chapa majoritária completa. Em comum, o fato de que Belivaldo Chagas (PSD), Eduardo Amorim (PSDB) e Valadares Filho (PSB) ainda não definiram o vice.
Belivaldo continua aguardando por uma posição da vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino (PT), para ser a sua vice. Eliane é a vice do sonho do governador e que preferiu deixar para o período das convenções partidárias a definição se aceitará o convite ou se disputará um mandato eletivo no Congresso Nacional.
O Plano B de Belivaldo para vice pode ser o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), que já o acompanha em eventos do governo, políticos e religiosos pela capital e interior.
Eduardo, que inicialmente trabalhou bastante para ter Valadares Filho como seu vice, hoje discute a possibilidade do PDT indicar o seu vice, que pode ser a deputada estadual Silvia Fontes. Espera uma posição do partido, que até o momento permanece na base aliada do governo.
O plano B de Eduardo para vice é a vice-prefeita de Itabaianinha, Janier Mota, que é pré-candidata a deputada estadual nas eleições deste ano. O cristão pensa hoje em ter uma mulher como companheira de chapa.
Já Valadares Filho, que é para valer pré-candidato a governador, também espera um entendimento político com o PDT para indicação do vice e com o PT para indicação do segundo nome para o Senado.
Até agora o pré-candidato a governador do PSB só tem definido um pré-candidato ao Senado, que é Henry Clay. Já Belivaldo tem fechado seus dois senadores: Jackson Barreto (MDB) e Rogério Carvalho (PT), e Eduardo também: André Moura (PSC) e Heleno Silva (PRB).
A tendência é que a definição do vice fique mesmo para as convenções partidárias, que ocorrerão de 20 de julho a 5 de agosto. E, com certeza, com essas três pré-candidaturas a governador niveladas a escolha de um bom vice pode fazer a diferença na campanha eleitoral, em que cerca de 50% dos eleitores têm à pretensão de não votar ou anular o voto.
Até lá serão várias conversas e especulações, podendo haver, inclusive, traições políticas.
Agora é aguardar o desfecho final para fechamento das chapas majoritárias e coligações…
Mais um Fake News 1
O médium baiano Divaldo Franco negou ontem que tenha psicografado uma carta do ex-governador Marcelo Déda dizendo que "Déda pede para ter cuidado com Jackson Barreto", que foi muito divulgada nas redes sociais. Ele, inclusive, gravou um vídeo dizendo estar constrangido com o fato.
Mais um Fake News 2
Declarou o médium: "Algumas mensagens envolvendo meu nome não são autênticas. Não recebi nenhuma mensagem de nenhum político recentemente desencarnado. Nesses 70 anos de vida pública tenho tido muito respeito com a mediunidade e não me tenho permitido levar o fenômeno mediúnico para a praça das feiras para divertimento dos frívolas".
Fora da pauta
Os nove deputados que estão com os mandatos cassados e inelegíveis por oito anos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) desde 2015, por conta de irregularidades na distribuição das verbas de subvenção da Assembleia Legislativa, vão circular no São João à base de Lexotan. É que até ontem não entrou na pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da próxima segunda-feira (25) e terça-feira (26) os recursos especiais apresentados com relação a cassação e inelegibilidade.
Cenário político 1
Se o julgamento dos recursos não tiver continuidade até a próxima quinta-feira, 30, o julgamento só poderá ocorrer em agosto em razão do recesso do meio do ano do Judiciário. Ou seja, depois da realização das convenções partidárias e homologações de candidaturas.
Cenário político 2
Vale lembrar que a procuradora regional eleitoral, Eunice Dantas, já declarou que os deputados que estão com os mandatos cassados pelo TRE estão inelegíveis e os que, mesmo assim, registrarem candidaturas, o Ministério Público Eleitoral pedirá a inelegibilidade. Nesse sentido, é melhor que o TSE julgue logo os recursos para que se tenha uma definição de quem pode ou não ser candidato nas eleições deste ano.
Recapitulando 1
Na sessão do pleno do TSE do último dia 12 de junho, o ministro relator Luiz Fux ratificou a decisão do TRE de cassação do mandato de sete dos nove deputados, sendo cinco deputados estaduais (Augusto Bezerra, Capitão Samuel, Gustinho Ribeiro, Zezinho Guimarães e Venâncio Fonseca) e dois deputados federais (Adelson Barreto e João Daniel). Fux salvou da cassação, aplicando apenas multa máxima de R$ 106,4 mil, os deputados estaduais Paulinho da Varzinhas e Jeferson Andrade.
Recapitulando 2
No julgamento, o relator Fux também ratificou a inelegibilidade dos dois ex-deputados estaduais Zeca da Silva e Raimundo Vieira. Encerrado o voto do relator, o ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto pediu vistas e até agora não há data prevista para a continuidade do julgamento, que havia uma expectativa de que seria realizado ontem, mas o TSE não teve nem sessão. Falta ainda o voto de seis ministros.
No TSE 1
Na pauta do TSE da próxima segunda tem dois julgamentos de Sergipe. Um de Itabaiana, do ex-deputado estadual Roberto Bispo, por propaganda eleitoral antecipada, e outro de Areia Branca, do candidato a vereador Gilton dos Santos, por rejeição de contas.
No TSE 2
Já na sessão do pleno da terça-feira tem três projetos de Sergipe. Um de Itaporanga d´Ajuda, referente à rejeição de contas do PHS municipal; um de Areia Branca, de Mônica Oliveira Santos, por rejeição de contas para vereador; e um de Lagarto, de Vannia Rodrigues de Brito Andrade, por doação de recursos acima do limite legal pessoa física.
Infartou
O ex-vereador e ex-deputado estadual Zeca da Silva sofreu um infarto ontem. Está na UTI do Hospital São Lucas para observação, após ter se submetido a uma cirurgia para colocação de um Stent. Que se recupere logo.
Não acompanha PRB
O prefeito Dr Mário (Aquidabã) é mais uma liderança do PRB que não acompanhou a posição do presidente estadual, deputado federal Jony Marcos, e do presidente de honra da legenda, Heleno Silva, de levar o partido para a oposição. Dr Mário permanece aliado do governo e vai apoiar a pré-candidatura de Belivaldo Chagas (PSD) a governador.
Mantém parceria
Ontem, inclusive, Belivaldo esteve com o prefeito em Aquidabã, quando foi levar benefícios do projeto "Mão Amiga", que beneficiará trabalhadores rurais na entressafra da cana. Na oportunidade, o governador assinou vários convênios com pequenos produtores e para pavimentação de ruas do município.
Na Seplag
Na próxima segunda-feira o governador estará na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) despachando com os secretários Rosman Pereira (Seplag) e Ademário Alves (Fazenda), e a Procuradoria Geral do Estado (PGE). Na pauta, a discussão de alguns projetos de lei em benefício de servidores, que precisam ser encaminhados à Assembleia Legislativa até o próximo dia 7 de julho, mediante legislação eleitoral.
Sem censura 1
A maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (21) declarar a inconstitucionalidade do artigo 45 da Lei 9.504/97, conhecida como Lei das Eleições, que criou restrições a programas humorísticos veiculados no rádio e televisão durante o período eleitoral. Em 2010, a norma foi suspensa pela Corte e os ministros começaram a julgar o caso definitivamente na sessão de ontem.
Sem censura 2
A legalidade da norma é contestada pela Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). O artigo 45 da lei diz que, após a realização das convenções partidárias, as emissoras de rádio e televisão ficam proibidas de usar montagem ou outro recurso de áudio ou de vídeo que "degradem ou ridicularizem candidato, partido ou coligação".
Veja essa …
O pré-candidato a governador Mendonça Prado (DEM), ex-genro do ex-governador João Alves Filho (DEM) atacou pesado Belivaldo Chagas pelas redes sociais por alguma critica a gestão de João Alves, ontem em Lagarto. Disse o democrata: "O governador Belivaldo Chagas denegrindo João Alves em Lagarto! Cara de pau! Um medíocre falando mal daquele que mais fez por Sergipe!".
Curtas
A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) reuniu ontem a imprensa para oficializar o rompimento político com o prefeito Valmir de Francisquinho (Itabaiana/PR). "Vida que segue. Os Teles de Mendonça têm história e quem tem história conta", afirmou a parlamentar, que disputa a reeleição com o filho de Valmir, o Talisson.
Itabaiana terá três pré-candidatos a deputado estadual: Maria Mendonça, Tálisson e o presidente da Assembleia, Luciano Bispo. As apostas já correm no município sobre quem será o mais votado e eleito.
Servidores públicos podem ter reajuste anual de salário garantido. É o que prevê um projeto de iniciativa popular (SUG 1/2018) que tramita no Senado.
A revisão salarial está prevista na Constituição e regulamentada para acontecer em janeiro. O governo deve encaminhar proposta para ser examinada pelo Congresso, o que não acontece desde 2006. Em Sergipe, os servidores públicos do Estado não tem reajuste desde 2014.