EM ITAPORANGA UMA ÁRVORE DESABOU POR CIMA DE QUATRO CASAS, QUE FORAM INTERDITADAS. EXPECTATIVA É DE QUE AS CHUVAS CONTINUEM
Chuvas provocam desabamentos no Estado
Publicado em 15 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia
Kátia Azevedo
As fortes chuvas que se intensificaram durante o último fim de semana destruíram casas e desabrigaram famílias nos municípios de Itaporanga D´Ajuda e São Cristóvão. O temporal também provocou deslizamento de terra na avenida Marechal Rondon, próximo á Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Em Itaporanga D’Ajuda, quatro famílias perderam suas casas depois da queda de uma árvore na tarde de domingo, por causa das fortes chuvas. O fato aconteceu na tua da Bica de Cima, no bairro da Estação. As famílias perderam casa e toda mobília. A árvore ficava atrás das residências. No momento da queda um idoso ficou ferido e conseguiu sair de uma das casas com a ajuda do filho.
A Secretaria de Assistência Social transferiu as famílias para casas alugadas pela prefeitura. Inicialmente, uma família será contemplada com uma das casas populares da prefeitura, enquanto as demais terão suas residências reconstruídas. A Secretaria de Obras está preparando todo o levantamento necessário para em seguida dar início às obras de reconstrução dos imóveis.
Na manhã de ontem, em São Cristóvão, uma casa localizada na rua Valdir Mota, no Alto da Divinéia, no centro da cidade, desabou. No momento do acidente cinco irmãos estavam dormindo e foram salvos pelos vizinhos. A Defesa Civil do município esteve no local e a família foi alojada na casa de vizinhos. A Assistência Social de São Cristóvão está tomando as medidas necessárias para providenciar auxílio para a família.
Ainda no município de São Cristóvão, os moradores do Jardim Universitário, no conjunto Eduardo Gomes, amanheceram ilhados. De acordo com informações de pessoas da comunidade, as ruas ficaram alagadas e algumas casas foram inundadas.
Já na avenida Marechal Rondon, no bairro Rosa Elze, um barranco de areia caiu na pista e deixou o trânsito lento no local. Equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb) estão trabalhando no local para desobstrução da área com retroescavadeira e caçamba para retirar a areia que invadiu a pista.
Além do deslizamento na Marechal Rondon, equipes da Emurb estiveram no bairro Santa Maria, onde a chuva também provocou alagamentos.
No centro da cidade também foram registrados inundações em casas comerciais, já que alguns canais chegaram a transbordar. Em Riachuelo, as fortes chuvas também deixaram a população em alerta. A ponte localizada no município corre o risco de desabar a qualquer momento. O piso cedeu provocando a abertura de buracos. Funcionários da Prefeitura interditaram o local interrompendo a passagem de veículos. Por causa do problema, os moradores do povoado Sítio do Meio ficaram ilhados. Somente em Aracaju foram identificados nove pontos de alagamentos.