Chuvas provocam deslizamentos no Santa Maria

Kátia Azevedo
katiaazevedo@jornaldodiase.com.br

A zona de expansão voltou a ser prejudicadas com as intensas chuvas ocorridas ontem em Aracaju. No Santa Maria, houve um deslizamento de terra. No Bairro 17 de Março, casas e ruas ficaram inundadas e os moradores ilhados.     
Segundo famílias que residem no bairro Santa Maria, este é o segundo deslizamento de terra provocado por fortes chuvas em menos de quinze dias. Os moradores informaram que nenhum órgão público esteve no local para acompanhar a situação.

A presidente do Conselho das Associações Moradores dos Bairros Aeroporto e Zona de Expansão Aracaju (Combaze), Karina Drummond, diz que a situação é crítica e o poder público tem demonstrado omissão referente à oferta de serviços e estrutura na área. "É um total abandono total. Além do bairro Santa Maria, a segunda etapa do Bairro 17 de Março também está sem a atenção necessária. Os moradores estão com as casas rachando e a água já alcança mais de m metro", relata.

Karina ressaltou que os moradores da região já acionaram a justiça federal para garantir o cumprimento da liminar que determina que a prefeitura realize trabalhos de drenagem e escoamento na área. "O caso está sendo analisado pela 1ª Vara da justiça federal que nos próximos dias deve dar o parecer", informa.

A presidente do Combaze diz ainda que os moradores temem uma tragédia com os sucessivos deslizamentos de terra e inundações de várias áreas. "Apelamos que a prefeitura envie máquinas para realizar uma operação permanente de drenagem e escoamento das águas na zona de expansão como determina a justiça federal", ressalta. Ela salienta que na manhã de ontem ligou para a Defesa Municipal de Aracaju solicitando que acionasse a Empresa Municipal de Obras e Urbanização, mas até o final da tarde de ontem nenhuma equipe foi vista na região.

Ela lembrou ainda que as medidas emergenciais para minimizar os alagamentos na Zona de Expansão de Aracaju são necessárias. "Na segunda etapa do Bairro 17 de Março, onde está prevista a realização de obras para estruturação do local, os moradores estão sem acesso a serviços básicos, ruas sem a mínima estrutura de tráfego", exemplifica.

Morador da segunda etapa do 17 de Março, Adriano Araújo, chama a atenção para a urgência da execução das obras definitivas de saneamento básico e drenagem na região. Ele relatou que com as chuvas de ontem, as casas foram inundadas. "Tememos que haja um desabamento. Os imóveis estão com as paredes rachadas, com estrutura comprometida. Todos estão com medo de ficarem desabrigados", desabafa.
Adriano Araújo relatou ainda que as 35 ruas do bairro estão completamente inundadas e os moradores ficaram ilhados. "Cerca de 300 crianças deixaram de ir à escola porque não condições de saírem de casa. Há vários pontos de alagamentos por todo o bairro", reclama.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, coronel Reginaldo Moura, informou que o órgão tomou conhecimento do deslizamento de terra no Bairro Santa Maria, mas até a tarde de ontem não tinha ido ao local. "Solicitamos a Emurb que enviasse equipamentos para fazer a limpeza necessária na área", explica.
Ainda segundo ele, a Defesa Civil Municipal acionou Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e está em alerta quanto às áreas de risco. "Se as chuvas continuarem, poderá haver transbordamento e enchentes", relata.

Compartilhe esta notícia