Domingo, 26 De Maio De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Chuvas voltam a provocar inundações na Grande Aracaju


Avatar

Publicado em 24 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Os quatro municípios que compõem a região metropolitana de Aracaju voltaram a enfrentar contratempos provocados pelo mau tempo que predomina o espaço geográfico desde o início da manhã de ontem. Com cenário semelhante ao enfrentado na primeira quinzena deste mês, os aracajuanos se depararam com ruas e avenidas alagadas, canais transbordados, colapso de árvores e placas publicitárias, além de escolas, unidades de saúde e residências inundadas. Um levantamento apresentado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), indica que entre a quarta-feira da semana passada (17), e a manhã de ontem, foram contabilizados 160mm em Aracaju. O acumulado do mês ultrapassa a marca dos 360mm.
A instabilidade climática ocorreu devido às altas temperaturas e umidade atmosférica, favorecendo a instabilidade termodinâmica, ou seja, a formação de nuvens com trovoadas e descargas. No que se refere aos múltiplos locais de alagamento e transbordo de canais, a direção da Defesa Social e da Cidadania de Aracaju reconheceu pela segunda vez neste mês que a rede de drenagem não conseguiu apresentar operacionalidade adequada diante do volume excessivo da chuva. Segundo o tenente-coronel e secretário da Defesa Social, Silvio Prado, todos os pontos críticos recebem monitoramento ampliado. A região central da capital sergipana foi a área mais atingida pelo mau tempo; a velocidade dos ventos atingiu 14km/h. O Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju informou que a média histórica para o mês de abril era de 192,3mm.
Durante todo este período, os sinais de alerta – de igual modo à sociedade -, estão sendo encaminhados às marinas, iates clubes e empresas de transporte marítimo, reiterando a necessidade de precaução durante o período. Em nota a Marinha informou que nesse período permanece atenta à situação do tempo e, em caso de necessidade, a Capitania dos Portos poderá ser acionada, em qualquer horário, pelo telefone (79) 3711-1646. Pedidos de auxílio também podem ser realizados pelo telefone 185, Emergências Marítimas e Fluviais, ou ao Salvamar Leste, operado pelo Comando do 2º Distrito Naval, por meio do telefone 08002843878. O trabalho de monitoramento acontece também com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Indícios de vulnerabilidade estrutural devem ser informados de imediato aos órgãos de Segurança Pública. Estes comunicados devem ser repassados junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp 190). Situações de emergência podem ser compartilhadas também pelo telefone 193; já o setor de emergência da Defesa Civil Municipal – em Aracaju -, informou ao JD que funciona todos os dias, com escalas que se revezam 24h; o telefone para contato é: 199. Para o hoje e amanhã, a previsão é de tempo nublado, com chuvas isoladas; as chuvas podem retornar de forma mais intensa entre a sexta-feira (26) e a terça-feira da próxima semana (30).

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade