Sexta, 26 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Governo busca investimento para aquisição de equipamentos que previnem tragédias


Avatar

Publicado em 12 de junho de 2012
Por Jornal Do Dia


Uma parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e a Agência Nacional de Águas (ANA) permitirá oferecer maior precisão e agilidade na realização de ações preventivas para evitar futuras catástrofes provocadas por fenômenos naturais.
A ação diz respeito à aquisição de equipamentos para a montagem de uma Sala de Situação, coordenada pela Semarh com o apoio da Defesa Civil estadual, que monitorará os principais rios do estado. A estação vai funcionar como um centro de gestão de situações críticas e subsidia a tomada de decisões por parte dos órgãos públicos responsáveis, através do acompanhamento das condições hidrológicas dos principais sistemas hídricos da região.
Os equipamentos permitem, ainda, o acompanhamento do volume de chuvas, o que possibilita, a partir do cruzamento de informações sobre o nível dos rios, a identificação antecipada das áreas sujeitas a cheias ou secas em Sergipe, evitando perdas humanas e fortes prejuízos econômicos.

Investimento – O secretário de Estado do Meio ambiente e Recursos Hídricos, Genival Nunes, informou que a ANA aparelhou o estado conforme a necessidade da região. Para isso, investiu cerca de R$1,5 milhão para aquisição das estações telemétricas e equipamentos operacionais para a montagem da Sala de Situação, como: televisores de LCD 55”, servidores de alto desempenho, projetores, tela de projeção, equipamentos de impressão em grandes e pequenos formatos,    telefones celulares e computadores de mesa e portátil.
 "Já concluímos a construção e montagem de uma sala de 30 m², toda estruturada, para que possamos, juntos com a Defesa Civil, que já está treinando o seu pessoal, ficar 24h por dia monitorando as áreas.  Cada dia que passa a gente vai se aparelhando, criando condições de previsibilidade contra tragédias como aquelas que ocorreram em Maruim e Laranjeiras, em 2008", enfatizou o secretário.
Os equipamentos, vitais para o gerenciamento das águas no estado, estão sendo instalados próximo aos rios mais importantes de Sergipe. Como os aparelhos ficarão em área de acesso livre, há a preocupação em conscientizar a população sobre sua importância, uma vez que ao identificar possíveis ocorrências de eventos críticos, as estações permitem a adoção antecipada de medidas que visem minimizar os efeitos de secas e inundações.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade