Sábado, 20 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Samu lançará projeto educativo diminuir número de trotes


Avatar

Publicado em 03 de julho de 2012
Por Jornal Do Dia


No próximo dia 11 de julho, a partir das 15h, a equipe pedagógica do Colégio Pequeno Mundo, localizado no bairro Grageru, terá a oportunidade de conhecer o projeto ‘Amigos do Samu’, que visa conscientizar a população sobre o funcionamento adequado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
A iniciativa prevê a redução do número de trotes passados para o serviço, que registrou aumento nos chamados falsos de 171% entre os meses de março e maio de 2012, comparado ao mesmo período de 2011.
De acordo com o superintendente do Samu 192 Sergipe, Leonardo Coelho, crianças e adolescentes representam o grande público-alvo do projeto, uma vez que são esses os principais emissores de trotes, em especial, nos horários que antecedem as aulas e os que as sucedem.
"Em geral, a utilização indevida do 192 se dá pelo desconhecimento do funcionamento do serviço ou pela incompreensão do cidadão frente ao seu papel de usuário do Sistema Único de Saúde [SUS]. Daí a intenção de sensibilizar a população sobre a sua importância para o atendimento pré-hospitalar de urgência adequado, enfatizando os prejuízos causados pelo trote", justificou Leonardo Coelho.

Metodologia – ‘Amigos do Samu’ será iniciado com uma discussão temática promovida na escola, a fim de que os gestores possam elencar as ferramentas pedagógicas a serem adaptadas. No próximo dia 16 de julho, às 10h, o projeto será apresentado aos professores, colaboradores e pais de alunos.
"Com base na faixa etária de cada turma, realizaremos palestras educativas, debates, distribuição de material informativo e apresentação de uma unidade móvel de urgência. A conclusão se dará com uma avaliação usada para verificar se as metas estabelecidas pelo Samu 192 Sergipe, em conformidade com a unidade escolar, foram atingidas", declarou o gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, Ronei Melo.
A escolha do Colégio Pequeno Mundo, para a implantação do projeto, se deu após o interesse da equipe gestora da unidade escolar em promover uma palestra sobre a importância do Samu 192 Sergipe.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade