Em Estância a ponte sobre o Rio Piauitinga que corta a cidade foi interditada para evitar acidentes
Cidades do interior em estado de alerta por causa da chuva
Publicado em 06 de novembro de 2013
Por Jornal Do Dia
Cidades do interior sergipano continuam em estado de alerta devido a instabilidade climática que predomina na área, inclusive em demais centros metropolitanos do nordeste nos últimos três dias. Após o rio Vaza Barris ter transbordado no município de Itaporanga d’Ajuda na madrugada de ontem, a prefeitura decretou estado de emergência. Com a calamidade enfrentada por moradores da Grande Aracaju, pessoas de outros municípios temem que as ações da natureza afetem mais centenas de sergipanos. Esse é o caso dos moradores do município de Estância que estão apreensivos com o aumento do nível dos rios. Até a tarde de ontem tinha chovido 80 mm, considerado anormal para o período do ano.
Para evitar prejuízos, alguns estancianos estão reforçando os telhados das casas, calçando eletrodomésticos, sofás e móveis. Desde a madrugada de domingo o rio Piauitinga vem registrando aumento no nível da água e técnicos da Defesa Civil municipal já realizaram uma inspeção em parte das regiões onde o rio passa. "Estamos com medo que cenas lamentáveis vivenciadas no passado voltem a nos atormentar. A cada dia chove mais e a água vem subindo. O que nos resta é torcer pra que o tempo se normalize", declarou a costureira Edjane Melo. No ano de 2009 o rio Piauitinga transbordou e inundou algumas ruas e avenidas. Já no mês passado o rio Piauí também elevou o nível, mas não causou maiores transtornos.
Após a vistoria promovida pela Defesa Civil, os técnicos decidiram interditar temporariamente a ponte construída no bairro Bomfim e que passa por cima do Piauitinga. A decisão permanece até que a água do rio volte a baixar. A decisão adotada na tarde de ontem pela prefeitura alterou o trânsito local, mas agradou aos estancianos. "Percebemos que as ocorrências anteriores serviram para os nossos administradores entenderem a necessidade da prevenção. Também espero que esse tempo chuvoso passe logo e acabe com toda essa nossa angústia", afirmou a funcionária pública, Regina Mota. No início da noite de ontem o tempo permanecia fechado, porém com chuvas escassas no município.
Salgado – Moradores do município de Salgado, cidade distante 54 km da capital, também garantem temer inundações e perdas materiais. Como a nascente do rio Piauitinga é em terras salgadenses, o nível também subiu e pode transbordar caso as fortes chuvas permaneçam. Após Aracaju ter virado notícia nacional, muitos prefeitos sergipanos deram início a um trabalho de fiscalização em prédios públicos, quadras esportivas, encostas e residências. Em Salgado uma ‘força tarefa’ vem sendo promovida pelos próprios populares. "Aqui um ajuda o outro. Nesse momento de grande expectativa a solidariedade fala mais alto e não queremos ver ninguém perdendo tudo por causa da chuva", disse o motoboy Denisson Filho.
Socorro – No dia de ontem alguns moradores do município de Nossa Senhora do Socorro deixaram de ir ao emprego para limpar parte da sujeira deixada pela água que invadiu as casas. Esse foi o caso da doméstica Aline dos Santos que disse estar cansada de tanto trabalhar limpando sujeira domiciliar. "Nunca trabalhei tanto na minha vida como vem sendo desde segunda. Perdi muita coisa e o jeito foi jogar tudo fora hoje. Cada um aqui está em estado de choque por ter perdido muito, ou tudo, e não sabem como recomeçar a vida. Dois dias inesquecíveis para qualquer sergipano". Dando sequência as fiscalizações, agentes da Defesa Civil Estadual estiveram ontem no município e passaram algumas orientações aos populares.
Segundo a previsão do tempo, a manhã de hoje permanece com tempo nublado e chuvas escassas. No período da tarde a estimativa é de tempo fechado com algumas rajadas de vento e chuva. Já no período da noite a previsão indica chuva e temperatura de 23°. Os ventos podem chegar a 19 km e perspectiva de dois mm de chuva durante todo o dia.