CNI propõe obras prioritárias para melhoria da infraestrutura em Sergipe
Publicado em 27 de agosto de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Lançado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o estudo “Panorama da Infraestrutura – Edição Nordeste” reúne propostas para a melhoria da infraestrutura em cada um dos nove estados da região. O trabalho sugere seis prioridades para Sergipe, entre as quais concluir a duplicação do trecho norte da BR-101 entre Feira de Santana a Aracaju, a concessão à iniciativa privada do trecho sul da BR-101 entre Feira de Santana e Mucuri, e a construção de uma nova ponte sobre o Rio São Francisco, interligando Neópolis (SE) e Penedo (AL).
O estudo, que vai ser apresentado nesta terça-feira (27) durante Reunião de Diretoria da CNI realizada em Fortaleza, reúne informações sobre as áreas de transporte, energia e saneamento básico, bem como os gargalos e propostas para melhorias da infraestrutura nos nove estados do Nordeste. De acordo com o estudo, 74% dos empresários industriais consideram as condições de infraestrutura do Nordeste como regular, ruim ou péssima.
Confira propostas prioritárias para Sergipe recomendadas pela CNI e pela FIES
* BR-101 (Feira de Santana – Aracaju): Concluir a duplicação do trecho norte da BR-101, de Feira de Santana a Aracaju (foto).
* BR-101/SE: Duplicar a BR-101/SE, incluindo o trecho entre Estância e a divisa com a Bahia.
* BR-235 (Aracaju – Juazeiro): Garantir a duplicação da BR-235 no trecho entre Aracaju e Juazeiro.
* Ponte Rio São Franscisco (Neópolios-Penedo): Realizar a construção de uma nova ponte sobre o Rio São Francisco, interligando Neópolis (SE) e Penedo (AL).
* Canal do Xingó: Dar celeridade ao processo de construção do Canal do Xingó como forma de ampliar a oferta de água nos municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória.
* Centro de Pesquisa em Energias: Implementar um centro de pesquisa em energias do MCTI no Parque Tecnológico de Sergipe.