Sexta, 21 De Janeiro De 2022
**PUBLICIDADE
Publicidade

Estar no mundo


Avatar

Publicado em 17 de dezembro de 2021
Por Jornal Do Dia Se


Aqui e agora.(Douglas Barros)

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

Todo ponto de vista está ancorado sobre determinado ponto, sempre muito limitado: a cabeça de um alfinete, o pico de uma montanha, um mirante de concreto, uma lembrança, uma ilusão. Para o chefe de cozinha, por exemplo, quase toda a experiência sensível do mundo se dá através do palato. Após destampar uma panela na borda de uma cidade inesperada, ele sempre associará o perfume, o sabor, o tempero então provado ao lugar onde o experimentou e foi feliz.
Sara Florêncio, eu desconfio, é daquelas que vê tudo enquadrado. Entre as quatro paredes supra-sensíveis de um cubo branco, ela vislumbrou toda a aldeia Serigy. Por quatro paredes, entenda-se o recorte da produção em artes visuais já exposto pela Galeria de Artes J Inácio. Por aldeia, os traços, as cores, as formas e os modos, os ritos e o corpo vivo de nossa gente.
Trata-se aqui de um espaço elitista por natureza, um cadinho de privilégios. Nem por isso, contudo, menos significativo. Bem ou mal, a Galeria de Artes J Inácio emoldura certa qualidade de pensamento, obra parida por gerações inteiras de artistas e gestores da sensibilidade nativa. Em sua própria história, pontuada por idas e vindas, percebe-se o passo arrastado do progresso. Na retrospectiva de tantos tropeços, trazidos à flor da matéria pelo esforço da jovem jornalista, em edição caprichada, o alento de um norte a ser perseguido, um rumo possível – uma esperança, enfim.
Artistas talvez tenham a sensação de pregar no deserto, até a loucura, sem ninguém para os ouvir. Entre todas as urgências do tempo presente, quando o pão é tão caro e a liberdade pequena, a linguagem tende à pobreza, à ruína. Ainda bem que a menina Sara, tão jovem e valente, não se deixou abater pelas circunstâncias e reuniu forças para reivindicar um modo tão bonito de estar por aqui.
O livro ‘Galeria J. Inácio – recortes de uma história’ pode ser adquirido com a própria autora, através do Instagram (@saraflorencio).

**PUBLICIDADE
Publicidade


Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE
Publicidade


**PUBLICIDADE
Publicidade