**PUBLICIDADE


15 anos da Unitaid


Avatar

Publicado em 04 de junho de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Abordarei neste ensaio algumas informações sobre um organismo internacional que está completando 15 anos, trata-se da Agência de Saúde Global, Unitaid. A entidade foi fundada em 2006 pelo Brasil, Chile, França, Noruega e Reino Unido para combater as crescentes desigualdades na saúde global.

A criação de referida entidade tem relação direta com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que possuem metas de erradicação das “três pandemias” (HIV, tuberculose e malária), e tem buscado avanços nas tecnologias de saúde, que poderão trazer grandes melhorias para a sociedade, nesta lógica a Unitaid foi criada para garantir que todos, em todas as partes do mundo, possam se beneficiar dos avanços das tecnologias na saúde.
A existência da Unitaid possibilitou identificar soluções inovadoras para resolver problemas de saúde globais complexos e enfrentar os fatores que impedem a implementação em larga escala dessas soluções.

Registre-se que o diretor de relações exteriores da Unitaid, é um brasileiro, Maurício Cysne, que recentemente citou dezenas de projetos implementados que já beneficiaram milhões de pessoas pelo mundo. Para o executivo, “nos últimos 15 anos, a Unitaid promoveu o acesso a mais de 150 tecnologias de saúde favorecendo o atendimento a mais de 100 milhões de pessoas através do mundo. Alguns exemplos dessas inovações incluem os tratamentos de HIV mais utilizados no mundo inteiro e os primeiros medicamentos para tratamento de crianças com HIV e tuberculose. Incluem ainda há soluções de rastreio e tratamento para o câncer do colo do útero e todas as ferramentas atualmente utilizadas na prevenção da malária. ”
Conforme informando pela entidade internacional, através do diretor de relações exteriores, a sua atuação envolve o financiamento de um pacto identificando produtos de saúde inovadores e eliminando as barreiras que limitam seu uso em larga escala. Assim, a Unitaid, também assumiu um papel fundamental na resposta Covid-19, liderando os espaços globais para tratamentos e diagnósticos. Essas inovações em saúde, representando menos de 1% de investimento global para Tuberculose, HIV e malária, fazem com que a Unitaid economize mais de US$ 5 bilhões até 2030.
O Secretário Geral da ONU, Antonio Guterres, ao comentar sobre a entidade, destaca as conquistas alcançadas pelas parcerias fechadas pela Unitaid na saúde global na resposta a diferentes desafios. Além disso, o Secretário Geral da ONU, aponta que foi essencial quebrar barreiras em países de baixa e médias rendas, enquanto se ampliam serviços e produtos para garantir saúde para todos e cumprir a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Termos mais uma agência internacional que cuide da saúde é relevante e significa uma esperança no combate a doenças, como foi o exemplo da malária, que a partir da atuação da Unitade passou a ter uma distribuição sazonal de medicamentos em larga escala. O resultado foi uma queda drástica de mortes infantis, sem aumento de custos.
Importante destacarmos que a sociedade precisa de acesso equitativo a produtos como resposta aos graves problemas de saúde que ainda existem no mundo. Necessitamos investir tempo para questões que envolvem prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças para que possamos fortalecer a capacidade de respondermos às ameaças à saúde e entende-se que a Unitaid é um organismo que pode atender referida necessidade.

De acordo com informações da Unitaid suas ações sinalizam para que a mesma tenha uma atuação de catalisador que propicie a realização de pequenos investimentos capazes de fazer uma mudança mais ampla e duradoura na forma como as pessoas acessam tratamentos e tecnologias inovadoras na área de saúde.
Sabe-se que na área de saúde a introdução de um novo produto ou uma nova tecnologia não é fácil. Conforme visão da entidade, muitos fatores podem impedir que uma inovação beneficie aqueles que precisam dela. Os investimentos da Unitaid visam superar esses obstáculos. Em alguns casos, envolve adaptar um produto a populações específicas e disponibilizá-lo a elas. Em outros casos, trata-se de construir um banco de dados confiável de fornecedores de produtos acessíveis e de qualidade garantida ou demonstrar que o fornecimento é possível e criar uma demanda sustentável.
Dessa forma, os investimentos da entidade visam permitir que seus parceiros e países salvem mais vidas, previnam mais infecções e tornem seus programas mais bem-sucedidos – por meio de produtos e tecnologias mais eficazes.

Para revelar a importância e o impacto prático que a Unitaid já trouxe para o mundo, destacamos os exemplos adiante:
Em dezembro de 2015, a Unitaid, juntamente com a TB Alliance e parceiros, lançou o primeiro medicamento anti-TB especialmente adaptado para crianças. A Unitaid está neste momento, explorando como acelerar a procura e a aceitação deste medicamento adequado para tratar as cerca de um milhão de crianças que contraem tuberculose todos os anos.
Em 2010, a Unitaid criou o Pool de Patentes de Medicamentos (MPP), que visa negociar licenças voluntárias para medicamentos para o HIV e ampliar o acesso a tratamento de qualidade a preços acessíveis. Graças aos esforços do MPP, o tenofovir agora é usado na maioria das pessoas para tratar a infecção pelo HIV e US$ 195 milhões foram economizados entre 2012 e 2015.
Em 2013, a Unitaid, juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Stop TB Partnershop, introduziu o Xpert, uma tecnologia que pode diagnosticar a tuberculose, incluindo suas formas resistentes. Essa tecnologia possibilitou o diagnóstico de tuberculose em 245.000 pacientes, dos quais aproximadamente 54.000 sofriam de uma forma resistente à rifampicina, em 21 países da África, Europa Oriental e Ásia. Isso foi possível graças a uma redução de 40% no preço dos cartuchos para este teste.
Pelo que foi apresentado verifica-se que a criação da Unitaid foi importante para a melhoria das condições de saúde de muitas pessoas no mundo, que a entidade continue avançando e realizando parcerias com os países que tanto necessitam de ações que propiciem melhoria de nossas condições de vida.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE