Terça, 09 De Agosto De 2022
**PUBLICIDADE


Saúde Brasil


Avatar

Publicado em 06 de agosto de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Abordarei neste artigo, algumas informações importantes que estão disponibilizadas para a população brasileira no site do Ministério da Saúde e que necessitam de maior difusão. Trata-se do Portal Saúde Brasil, vinculado ao Ministério da Saúde, que foi criado em 2017 para incentivar e apoiar os brasileiros a terem uma alimentação mais saudável, praticarem atividade física, cultivarem um peso saudável e abandonarem o cigarro.
No site são disponibilizadas matérias, receitas, podcasts e vídeos que promovem a qualidade de vida e podem colaborar de maneira significativa para a adoção de hábitos que previnem doenças crônicas não-transmissíveis.
O Ministério da Saúde aponta que nos últimos anos, o país registrou crescimento da obesidade, diabetes e hipertensão, sendo essas doenças fatores de risco para problemas ainda mais graves. Diante dessa realidade alarmante, o Ministério da Saúde reconheceu a necessidade de levar aos brasileiros conteúdos informativos e de serviço com base em cinco pilares: Eu quero me alimentar melhor, Eu quero me exercitar, Eu quero me alimentar melhor, Eu quero parar de fumar e Informações sobre Coronavírus.
Conforme descrito pelo Ministério da Saúde, semanalmente, são publicadas matérias que trazem dicas simples que ajudam a encaixar na nossa rotina mudanças em favor de uma vida mais saudável. Aqui você encontra, por exemplo, receitas fáceis e nutritivas, sugestões práticas de como se exercitar mesmo nos dias mais cheios, orientações para lidar com a abstinência do cigarro e vários estímulos que podem ajudar a melhorar sua relação com a balança.
O Ministério da Saúde aponta que as doenças crônicas comprometem e muito a qualidade de vida de qualquer pessoa. Por esse motivo, há uma urgência em reverter o cenário atual. O Portal Saúde Brasil tem demonstrado potencial em ser um aliado dos brasileiros na adoção de hábitos saudáveis. Afinal, falar de saúde não precisa ser difícil e muito menos complicado. É importante lembrar que, apesar de despojado, todos os textos publicados são aprovados por profissionais de saúde do próprio Ministério da Saúde e que compõem a área técnica.
Uma recomendação minha é acessar e baixar no site do Ministério da Saúde https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil o Guia Alimentar para a População Brasileira, que foi produzido pelo Ministério da Saúde, abordando diversas questões, a exemplo do consumo elevado de alimentos ultraprocessados – que são formulações de ingredientes, em sua maioria de uso industrial exclusivo, tipicamente criado por uma série de técnicas e processos industriais – favorece a incidência de doenças do coração, diabetes e vários tipos de câncer, além de contribuir para aumentar o risco de deficiências nutricionais.
Registre-se que o Guia Alimentar para a População Brasileira, tem por pressupostos os direitos à saúde e à alimentação adequada e saudável, sendo portanto, um documento oficial que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira, configurando-se como instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no SUS e também em outros setores.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Guia Alimentar para a População Brasileira é um instrumento para apoiar e incentivar práticas alimentares saudáveis no âmbito individual e coletivo. Foi feito para todos os brasileiros. Além disso, ele reúne um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que contribuem para a promoção da saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade como um todo, hoje e no futuro. Eu recomendo a leitura, é fácil e agradável.
O tema da atividade física no Saúde Brasil, aponta inicialmente que ela aliada à alimentação adequada e saudável e a um sono de qualidade, a prática regular de atividade física é um comportamento essencial para uma vida com mais saúde. Existem muitas razões para sermos mais ativos fisicamente, dentre elas, está o fato de que a prática regular de atividade física reduz as chances de desenvolvimento e contribui para o controle ou o tratamento de doenças como diabetes e hipertensão.
Conforme apontado pelo Ministério da Saúde, os benefícios de se levar uma vida fisicamente ativa podem ser melhor entendido no Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Destaca-se que estudos científicos realizados no Brasil e em diversos países ao redor do mundo, mostram que a prática regular de atividade física também é capaz de melhorar nossa memória, atenção, concentração, raciocínio e foco. Dessa forma, as práticas motoras potencializam o desenvolvimento das funções executivas, ou seja, aquelas necessárias para o controle de nossa saúde mental e vida funcional. As funções executivas são necessárias para controlar pensamentos, emoções e ações.
Produzido pelo Ministério da Saúde, o Guia de Atividade Física para a População Brasileira incentiva a prática regular de atividade física e demonstra como manter uma vida fisicamente ativa em diferentes momentos. Dividida em oito capítulos, a publicação aborda a prática de atividade física em vários contextos, grupos e ciclos de vida, além de trazer recomendações sobre a quantidade, a intensidade e exemplos de atividades aeróbias, de força e de equilíbrio, com indicações para um estilo de vida ativo.
Concluindo esta breve abordagem, que de fato é um repasse de informações contidas no site do Ministério da Saúde, mas que entendo ser relevante para divulgação com a sociedade, registro a importância do aplicativo Conecte SUS que muitos utilizaram em seus celulares devido ao comprovante de vacinação da Covid-19. Porém, tem uma outra funcionalidade que precisa ser mais explorada, trata-se do “Peso Saudável”, disponível no menu inicial do aplicativo, nele é possível encontrar dicas, informações, teste de como está a nossa alimentação e um espaço para o registro do peso e da altura em uma calculadora do Índice de Massa Corporal (IMC) que armazena o seu histórico. O objetivo é informar a população sobre como prevenir e cuidar do excesso de peso e lembrar dos benefícios de ter uma alimentação adequada e saudável e de praticar atividade física regularmente.

Aproveitem a leitura e boa saúde para todos!

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE