Com 11 assassinatos, final de semana tem novo pico de violência no Estado
Publicado em 14 de julho de 2015
Por Jornal Do Dia
O último final de sema-na registrou um novo pico de violência no Estado: 11 assassinatos entre às 7h de sábado e às 7h de ontem, sendo 10 mortes por arma de fogo e a maioria dos casos na Grande Aracaju. Duas destas mortes aconteceram em uma tentativa de assalto ocorrida sábado à tarde no Conjunto Eduardo Gomes, em São Cristovão (Grande Aracaju), onde dois bandidos armados tentaram assaltar uma distribuidora de bebidas. Segundo testemunhas, eles chegaram ao local de moto, entraram na loja, e um dos ladrões, ao anunciar o assalto, atirou contra o comerciante Francisco Souza dos Santos, 64 anos, dono do estabelecimento. Segundo imagens do circuito interno de TV da loja, Francisco teria tentado uma reação quando os ladrões tentaram tomar um objeto de sua mão.
O criminoso acertou o peito da vítima, que ainda chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas morreu enquanto era atendida. Houve perseguição após o crime e um segundo homem armado – ainda não identificado pela polícia – atirou contra os motoqueiros em uma avenida próxima ao depósito e matou um deles. Segundo a Polícia Militar, ele foi identificado como José Pimentel dos Santos Júnior, 18 anos, e seria o garupa da moto usada no assalto. O outro homem, apontado como o autor do tirom conseguiu escapar. O crime está registrado como latrocínio (roubo seguido de morte) e será investigado pela 6ª Delegacia Metropolitana (6ª DM).
Outros crimes foram registrados na capital, incluindo a de um homem não identificado que foi encontrado morto na Rua Divina Pastora, centro da cidade, com a suspeita de também ter sido executado. Há a suspeita de que ele seria usuário de drogas. Outros dois rapazes, Rafael Silva dos Santos, 19, e outro que não portava documentos, foram baleados no bairro Santa Maria (zona sul), próximo ao Conjunto Valadares.
Já no interior, o crime que teve mais destaque foi a morte do baiano Genivaldo dos Santos, 65, que foi executado a tiros em um local conhecido como "Pista do Baixão", no povoado Colônia 13, em Lagarto (Centro-Sul). Segundo testemunhas, ele estava voltando para a casa onde morava quando foi surpreendido por dois homens que passaram por ele em uma moto e lhe acertaram três tiros. A polícia ainda não tem pistas do crime.
As mesmas características foram encontradas no crime contra o marchante Wisney de Oliveira Couto, 21, baleado dentro de um posto de combustível em Carira (Sertão). A família informou que ele havia saído de carro depois de chegar do trabalho, mas não informou para onde iria. Já a polícia apurou que Couto foi atacado dentro do posto por outros dois motoqueiros armados que fugiram depois de atirar contra ele. A suspeita é de que ele tenha sido igualmente executado, pois nada foi levado da vítima.