O ex-deputado estadual Fabiano Oliveira, idealizador do Fest Verão, lançou ontem à noite, a programação do Fest Verão Sergipe 2020. Terá dois meses, em períodos alternados, e começa no dia 21 de dezembro com show de Ivete Sangalo e Aline Rosa, no Nano Be
**PUBLICIDADE
Com Lula e a militância
Publicado em 20 de novembro de 2019
Por Jornal Do Dia
Há pelo menos seis meses o PT vem fa lando em candidatura própria para prefeito de Aracaju em 2020. Nos últimos meses lideranças petistas, como o senador Rogério Carvalho, já passaram a declarar publicamente o sentimento da legenda de lançar um nome para a PMA.
Já existe um entendimento entre a maioria das correntes do PT de que o nome para disputar a prefeitura é o do vice-presidente nacional do PT, ex-deputado federal Márcio Macedo. Em 2018, Márcio foi o segundo candidato a Câmara dos Deputados mais votado em Aracaju.
Márcio, inclusive, já trabalha nessa direção. Vem circulando nas comunidades, estudando Aracaju e já contratando uma agência para trabalhar sua pré-candidatura. Tem o apoio, inclusive, da vice-governadora Eliane Aquino, que sempre tem seu nome especulado como provável candidata à sucessão do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB).
Com Lula livre parece um caminho sem volta o PT ter candidato a prefeito de Aracaju. Até porque o ex-presidente da República já declarou que o partido deve ter candidato próprio a prefeito em todas as capitais e nas grandes cidades.
Em Sergipe, já há um entendimento de que a sigla deve ter candidato majoritário não só na capital como nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Propriá e Itabaiana.
Se concretizando a candidatura de Márcio dificilmente o PT contará com o apoio de algum partido do agrupamento político que integra e que hoje é liderado pelo governador Belivaldo Chagas (PSD). PSD, MDB, PCdoB, SD, PP, entre outros aliados, devem apoiar a reeleição de Edvaldo Nogueira. Pode ainda está na aliança o PDT, se o prefeito se filiar a legenda.
Até o PRB, hoje Republicanos, deve voltar para o bloco governista e apoiar Edvaldo, que faz uma boa gestão. O presidente de honra do Republicanos, ex-deputado federal Heleno Silva, já declarou que a legenda está "muito próxima" de um entendimento com o prefeito, como deseja o governador.
Já sabendo disso, o PT espera uma composição com o PSB e o PSOL, que são aliados do partido a nível nacional. Com o PSB dos Valadares não deve vingar uma aliança com o PT sendo cabeça de chapa, uma vez que o PSB também tem o ex-deputado federal Valadares Filho como um nome para disputar a PMA.
O próprio Valadares Filho declarou à coluna que o PSB está construindo candidatura própria e que seu nome é uma opção por ter disputado a prefeitura e o governo do Estado chegando, nas duas eleições, ao segundo turno com 49% dos votos.
Disse que já está dialogando com a sociedade e discutindo com segmentos do partido a sua pré-candidatura a prefeito da capital. Enfatizou ainda que já tem pronto um programa de governo, que só precisa de alguns ajustes.
"Estou me preparando para uma nova disputa. Já provei que não fujo de desafios. Vou fazer no meu estilo, dialogando com a sociedade e procurando aliados", declarou.
Trocando em miúdos, o PT decidindo mesmo por candidatura própria, como parece, corre o risco de caminhar sozinho. Poderá contar apenas com a força de Lula e da militância petista.
A prioridade
Do presidente estadual do PSB, ex-deputado federal Valadares Filho, ao ser questionado se existe a possibilidade do seu partido compor com o PT indicando o candidato a vice-prefeito: "Tenho uma relação boa com Márcio [Macedo]. Nunca debatemos a sucessão em Aracaju em outras situações. Acho legal Márcio e o PT se colocarem na disputa, mas candidatura própria é a prioridade número um do PSB. Estamos debatendo e construindo de forma que viabilize o projeto, pois ninguém é candidato de si próprio".
Em 2020
Segundo Valadares Filho, ele só vai discutir aliança com outras siglas no próximo ano. Até lá disse que vai trabalhar na reestruturação do PSB e na realização de atividades. Reafirma que o sue partido deverá ter candidato a prefeito entre 10 e 15 municípios, indicando o vice em outros.
Até o carnaval
O ex-prefeito de Lagarto, Jerônimo Reis (MDB), disse ontem que até fevereiro do próximo ano o seu agrupamento político deverá definir o candidato a prefeito do município em 2020. Revelou que o nome poderá ser o seu ou o do ex-deputado federal Sérgio Reis (MDB).
Começando a trabalhar 1
Indicado na última segunda-feira pelo Cidadania como pré-candidato a prefeito da Barra dos Coqueiros em 2020, o advogado Herbert Pereira disse que está aberto ao diálogo para composições. "Temos uma afinidade natural com a Rede Sustentabilidade. Já falamos com alguns sobre nosso propósito e forma de fazer política. Estamos abertos ao diálogo", disse.
Começando a trabalhar 2
Revelou que seus próximos passos são o fortalecimento da chapa de vereador com nomes com o perfil de renovação política; estudar a fundo a situação fiscal e a gestão das políticas públicas municipais; estreitar o diálogo direto com as comunidades para entender de perto seus anseios, necessidades e ouvir as ideias que têm para construção de uma "Nova Barra para Todos".
Muda Senado 1
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e demais senadores que integram o grupo Muda Senado se reuniram ontem visando discutir estratégias sobre a votação da PEC que tramita no Senado estabelecendo a prisão em segunda instância, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou recentemente como inconstitucional, o que permitiu a liberdade do ex-presidente Lula.
Muda Senado 2
Eles discutiram também pautas que julgam necessárias para coibir práticas abusivas do STF, como o fim do foro privilegiado, o pacote anticrime, o que pode ser feito no caso do Coaf, os pedidos de impeachment contra ministros do Supremo como Dias Toffoli e Gilmar Mendes e a CPI da Lava Toga, que é de autoria de Alessandro Vieira. Ele só precisa de mais uma assinatura para apresentar o terceiro requerimento da CPI, que agora foca em decisões recentes de Toffoli como a de travar todas as investigações baseadas em dados do Coaf e da Receita Federal.
Muda Senado 3
Com mais de 20 senadores, o Muda Senado tem sido um dos principais defensores da volta da prisão em segunda instância no Congresso. Se colocou dessa forma após a liberdade do ex-presidente Lula (PT), condenado em segunda instância
Pedofilia
A CPI da Pedofilia da Assembleia Legislativa, criada para investigar crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes em Sergipe, escolheu ontem o deputado Dr. Samuel Carvalho (Cidadania), autor do requerimento, como presidente do colegiado. Diná Almeida (Podemos) foi eleita vice e Capitão Samuel (PSC) o relator. A CPI tem ainda como membros as deputadas Goretti Reis (PSD) e Maísa Mitidieri (PSD).
Condenado 1
Em sessão da Primeira Câmara realizada ontem, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) decidiu pela irregularidade dos atos de gestão da Prefeitura Municipal de São Domingos, ano de 2018. Com isso, o prefeito Pedro da Silva foi penalizado com glosa de R$ 101.292,10 devido a ilegalidades referentes a diárias e passagens, abastecimento irregular de veículos e atesto de nota fiscal por ser vidor incompetente.
Condenado 1
Também foi estabelecida multa administrativa ao prefeito no montante de R$ 15 mil pela falta de controle de ponto de servidores comissionados, irregularidades contratuais, parcelamento de salário dos professores e má aplicação de recursos com transportes. O conselheiro responsável pelo processo foi Clóvis Barbosa.
Veja essa …
O deputado Coronel Tadeu (PSL) vandalizou nesta terça-feira (19) uma exposição na Câmara dos Deputados sobre o Mês da Consciência Negra. Em vídeo, as deputadas federais Jandira Feghali (PCdoB), Benedita da Silva (PT) e Talíria Petrone (PSOL), além do deputado David Miranda (PSOL), denunciam os atos violentos do Coronel Tadeu.
…e essa
"Essa exposição é autorizada. O deputado Coronel Tadeu veio aqui e arrancou da parede (as obras de arte) sem nenhuma autorização. Racista. Violento. Isto é uma denúncia", disse Jandira. O desenho arruinado pelo deputado do PSL era de autoria do cartunista Carlos Latuff e denucniava a violência policial contra a população negra. (Com Brasil247)
Curtas
A Câmara dos Deputados vai instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a origem das manchas de óleo que atingem as praias do Nordeste e do Espírito Santo. O deputado federal sergipano Fábio Henrique foi indicado pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) para ser membro titular da Comissão da CPI.
A Assembleia Legislativa aprovou ontem Projeto de Lei que proíbe em nível estadual a venda ou fornecimento de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e institui penas administrativas. A autoria é do deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania).
Segundo o parlamentar, o projeto complementa o Estatuto da Criança e do Adolescente, que coíbe a venda de bebidas para crianças e adolescentes em todo o território nacional, mas deixa uma lacuna para sanções administrativas para aqueles que comercializam bebidas a menores.
O presidente Jair Bolsonaro assinou na tarde de ontem sua desfiliação do PSL, depois de brigar com o presidente do partido, Luciano Bivar, para controlar os recursos do fundo partidário. Agora ele tentará criar seu próprio partido, chamado Aliança pelo Brasil.