Willian estreou com gol contra a Holanda e deve entrar no segundo tempo do jogo de hoje contra o Chile
Com time um mais experiente o Brasil despede-se de 2013 enfrentando Chile
Publicado em 19 de novembro de 2013
Por Jornal Do Dia
Toronto (Canadá) – A seleção brasileira se despedirá de 2013, com um importante teste nesta terça-feira 19, a pouco menos de sete meses para a Copa do Mundo, em amistoso contra o Chile, que será disputado no Canadá, em que o técnico Luiz Felipe Scolari deve contar com retornos de experientes jogadores.
No estádio Rogers Centre, em Toronto, os campeões da Copa das Confederações entrarão em campo três dias depois de ótima vitória sobre Honduras, por 5 a 0. Com relação ao time que iniciou a partida em Miami, nos Estados Unidos, Julio César e Thiago Silva deverão ser as grandes novidades.
Com as entradas dos "veteranos" com a camisa verde e amarela – o goleiro já fez 76 jogos e o zagueiro 43 – Victor e Dante perderão vaga na equipe. Outro jogador rodado que poderia disputar a partida era Daniel Alves (73 partidas), mas o lateral do Barcelona voltou a sentir dores musculares e assim Maicon seguirá titular.
Felipão deverá deixar novos testes no time para o segundo tempo. Contra os hondurenhos, Marquinhos, Willian e Robinho, convocados pela primeira vez pelo técnico neste ano, entraram em campo, com os dois últimos tendo boa atuação.
Chile – Os chilenos, que garantiram vaga na Copa do Mundo de 2014 após uma arrancada iniciada com a troca do técnico Claudio Borghi por Jorge Sampaoli, que se notabilizou pelo excelente trabalho à frente da Universidad do Chile, conquistando a Copa Sul-Americana.
Borghi caiu após uma derrota em amistoso contra a Sérvia por 3 a 1, quando a seleção ‘roja’ era a sexta colocada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, ficando fora da zona de classificação.
Desde então, foram nove vitórias, dois empates e duas derrotas, com direito a salto para terceira colocação e vaga no Mundial. Entre os resultados mais expressivos estão a vitória contra a Inglaterra, em pleno Wembley, por 2 a 0 na semana passada e o empate com a Espanha, em 2 a 2, em setembro.
Para o jogo desta terça-feira, a principal dúvida de Sampaoli é se poderá contar com Jorge Valdívia, que sofre de fadiga muscular. Outro que ainda não tem escalação garantida é o volante Charles Aránguiz. Já o ala direito Mauricio Isha está vetado.
Para o técnico, o jogo de Toronto será o "grande teste" para o Chile antes do Mundial. Apesar de destacar a importância do Brasil, Sampaoli preferiu lembrar o talento de Alexis Sánchez, que na sexta-feira fez os dois gols da vitória sobre a Inglaterra, e a força do conjunto chileno.
O último jogo das duas seleções em 2013 vale ainda a tentativa do Chile de quebrar um tabu de 13 anos sem vitórias sobre o Brasil. O último resultado positivo aconteceu nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002. Em 15 de agosto de 2000, a ‘Roja’ venceu os então tetracampeões mundiais por 3 a 1, em Santiago.
Desde então foram 10 jogos, com oito vitórias brasileiras e dois empates – um deles no último encontro, no Mineirão, com escalação de exclusiva de jogadores que atuavam no continente.
BRASIL X CHILE
Local: Estádio: Rogers Centre, em Toronto (Canadá) às 22h00, (horário de Brasília). Arbitragem: Silviu Petrescu (Canadá), auxiliado pelos compatriotas Joe Fletcher e Daniel Belleau.
BRASIL: Julio César; Maicon, Thiago Silva, David Luiz e Maxwell; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Bernard, Neymar e Jô. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
CHILE: Bravo; Jara, Medel, González e Mena; Carmona, Díaz e Gutiérrez; Vargas, Sánchez e Beausejour. Técnico: Jorge Sampaoli.