Comandante dos Bombeiros pede demissão após discussão com Belivaldo
Publicado em 14 de maio de 2020
Por Jornal Do Dia
Gabriel Damásio
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gilfran Santos Matheus, pediu demissão do cargo na manhã de ontem. A informação foi confirmada pela superintendência de comunicação do Governo do Estado. Segundo as primeiras informações, o coronel teria se desentendido com o governador Belivaldo Chagas, por causa de algumas questões relacionadas a administração do quadro funcional e estrutural dos Bombeiros.
No começo da tarde, circulou nas redes sociais uma cópia do ofício assinado pelo ex-comandante e encaminhado ao governador, no qual ele indica que houve esse desentendimento. O documento diz o seguinte: "Conforme conversamos por meio de aplicativo whatsapp e seguindo a sugestão de Vossa Excelência, entrego o cargo de comandante geral do Corpo de Bombeiros". Isso deixou a entender que Belivaldo Chagas teria sugerido que ele entregasse o cargo, o que acabou acontecendo. O coronel Matheus conclui o ofício dizendo estar "certo de que a corporação precisa de um comandante que tenha o apoio necessário para seguir em frente". Extraoficialmente, a principal especulação é de que Gilfran estaria insatisfeito com problemas ligados à falta de equipamentos e a situações burocráticas que têm atrasado algumas providências.
As associações de classe que representam os militares estaduais falam em uma possível crise na gestão do Corpo de Bombeiros, que tem se refletido nas condições de trabalho dos praças. "Em meio ao colapso da falta de efetivo, de denúncias de práticas abusivas, possível escândalo envolvendo a Plataforma Área (APA) e o número crescente de casos confirmados do Covid na corporação que estão sendo abafados, o comandante do Bombeiro de Sergipe pede pra sair. A atual negligência e falta de transparência da gestão em relação as medidas de segurança no combate ao Covid, estabeleceu uma crise sem precedentes. Os guerreiros e guerreiras do nosso Corpo de Bombeiros sofrem com o descaso", publicou a Única (União da Categoria Associada), em sua página no Instagram.
O Estado negou que esteja havendo problemas com falta de equipamentos na corporação. Em nota, o Palácio de Despachos informou que o governador Belivaldo Chagas autorizou a cessão de dois oficiais do Corpo de Bombeiros para reforçar as ações na Defesa Civil do Estado e que o comandante não concordou com a cessão, o que o levou a pedir demissão do comando. O governo aceitou a saída do coronel Matheus e o nome do novo comandante ainda será definido. Um dos mais cotados para o cargo é o coronel Alexandre José Alves, atual coordenador da Defesa Civil Estadual, que é oficial de carreira dos Bombeiros.