Combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Dos mandados expedidos pela Justiça, o Ficco-SE cumpriu na terça-feira 13 de prisão temporária e nove de busca e apreensão(Divulgação/Ficco-SE)
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (FICCO/SE) deflagrou nesta terça-feira (18) a Operação Chemical IV para desarticular uma organização criminosa investigada por tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro.
Foram cumpridos 13 mandados de prisão temporária e 9 de busca e apreensão em Aracaju e em Nossa Senhora do Socorro.
Durante as buscas, duas armas de fogo e drogas foram apreendidas, o que resultou em duas prisões em flagrante.
Um dos alvos partiu para cima de um policial. O agente reagiu e disparou, atingindo o homem, que foi socorrido e levado ao hospital. Ele foi atendido e recebeu alta. Com o sujeito, foram apreendidos uma arma de fogo e uma quantidade de maconha.
Como as investigações começaram – As investigações tiveram início em agosto de 2024, na 1ª fase da operação, quando um suspeito foi preso em um condomínio.
No local, foram apreendidos entorpecentes e produtos químicos utilizados na manipulação e na mistura de pasta base de cocaína, além de equipamentos empregados no preparo, na embalagem e na comercialização dos entorpecentes.
O material encontrado indicava a existência de um laboratório clandestino voltado à produção e ao beneficiamento de drogas.
Com o aprofundamento das apurações, foram deflagradas a segunda e a terceira fases da operação, que resultaram na prisão de outras 17 pessoas, entre elas o fornecedor dos produtos químicos utilizados pelo grupo, identificado no estado de São Paulo.
Lavagem via contas de terceiros – No decorrer das investigações, também foram reunidos indícios de ocultação e dissimulação de valores provenientes das atividades ilícitas, por meio do uso de contas bancárias de terceiros e da realização de depósitos fracionados.
A operação contou com o apoio do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil de Sergipe (DENARC/SE), da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE/SE), da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPcães), do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (GOPE) e do Grupo Tático Operacional (GTOP) da Polícia Penal.
A FICCO/SE é composta pela Polícia Federal, pela Polícia Rodoviária Federal, pela Polícia Civil, pela Polícia Militar, pela Polícia Penal e pela Secretaria Nacional de Políticas Penais.
Compartilhe esta notícia