Competições de Natação voltam depois de um ano
Publicado em 28 de fevereiro de 2021
Por Jornal Do Dia
Por conta da pandemia diversas atividades no Brasil foram paralisadas e as competições de natação foi uma delas. Mas segundo o professor Antônio Aragão, presidente da Federação Aquática de Sergipe (FASE), as atividades na entidade retornam este ano, meio tímidas ainda por conta do panorama sanitário da Covid19.
No mês de março acontece a primeira competição de natação depois de um ano.A Copa Sergipe de Natação acontece entre os dias 13 e 14 no Parque Aquático Oseas Dias de Miranda (antiga piscina da Escola Normal), situada na Av. Augusto Franco. Para este ano estão previstas ainda mais quatro competições estaduais e um Norte e Nordeste de seleções.
A Copa Sergipe de Natação é uma competição tradicional e premia o vencedor com o Troféu Márcio Porto. A competição faz parte do calendário anual de eventos da FASE e volta este ano com várias novidades. A primeira delas é por conta das restrições sanitárias, não será permitida a entrada do público em geral. Somente atletas inscritos, comissões técnicas e equipe de arbitragem terão acesso ao parque aquático. Na entrada todos passarão por a6valiações feitas por um profissional de saúde, especialmente contratado pela FASE para esse fim. Haverá separação de equipes, totem com álcool em gel e uso obrigatório de máscara.
As inscrições já estão abertas e os clubes sergipanos prometem voltar com tudo, mesmo com as restrições a expectativa é de bons tempos e disputas emocionantes na piscina.
"A equipe já vem treinando a um bom tempo, estamos morrendo de saudade das competições estaduais, entendemos e apoiamos as medidas adotadas pela federação. Mesmo assim vamos para conquistar o título e nossos atletas buscarão bons tempos", afirmou o professor Suamy Gonzaga, treinador da Aquasport/Sergipe.
Aos poucos o esporte está voltando e nesse sentido foi tomada a decisão conjunta entre diretoria e clubes de realizar esse campeonato: "Nos reunimos de forma virtual, diretoria da FASE e representantes dos clubes filiados.Nesseencontro decidimos fazer esse torneio que sempre fez parte do nosso calendário. Nãofoi realizado ano passado mas volta a disputa em 2021. Decidimos implantar medidas duras como não permitir a presença nem dos pais na piscina. Porém, era o necessário para o momento que passamos", revelouAragão, presidente da Federação Sergipana.