Terça, 21 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE


Compromisso com a verdade


Publicado em 04 de junho de 2014
Por Jornal Do Dia


A presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Angélica Guimarães (PSC), ocupou a tribuna na manhã de ontem para desmentir informações publicadas pela coluna de que não fez o repasse para os gabinetes da verba de custeio que deveria ter sido paga até 20 de maio.
Disse Angélica que as informações publicadas dão conta de um cenário de instabilidade financeira na Assembleia, onde supostamente haveria um atraso nos repasses das verbas indenizatórias para os deputados estaduais, atrasos nos pagamentos de fornecedores e prestadores de serviços, além do suposto risco de suspensão das obras do Palácio Fausto Cardoso, antiga sede do Poder Legislativo.

Ao fazer seu discurso, Angélica Guimarães explicou que não pretendia ocupar a tribuna para falar, mas se viu obrigada a prestar esclarecimentos diante das notas publicadas pela coluna. "Fui surpreendida com notícias que não são verdadeiras na coluna de Rita Oliveira, do Jornal do Dia. Parece até que é perseguição pessoal porque, semanalmente, ela tem que alfinetar a presidente desta Casa ou a Assembleia Legislativa como um todo. Quero dizer a ela que seus informantes não estão lhe dando as informações verdadeiras".

Sobre a denúncia de que "os deputados estaduais estão desesperados com o atraso nos repasses das verbas indenizatórias que deveriam ser pagas até 20 de maio" e de "os deputados estão pressionando a diretora financeira da AL, Lourdes Mota, no cargo desde a década de 80 e sem autonomia para fazer os repasses", Angélica Guimarães perguntou aos deputados em plenário: "tem alguma verba indenizatória em atraso? Pelo o que eu saiba, não existe nada em atraso! Aliás, esta Casa nunca atrasou verba de nenhum deputado e de nenhum compromisso deste Poder. Até onde eu sei, as despesas são realizadas e depois vem o ressarcimento da verba. Não existe nenhum repasse de verba em atraso".

Já sobre a informação de que a Assembleia Legislativa mantém em atraso os pagamentos de fornecedores e prestadores de serviços, Angélica disse que traga um! "Peço à colunista que apresente um só prestador de serviços em atraso! Ela fala que a Assembleia paga R$ 125 mil à Ilha FM. Outra inverdade! Não é e nunca foi este valor pago! Aliás, eu não pago nem o valor do contrato inicial, com vigência de cinco anos, firmado pelo então presidente Ulices Andrade. Pelo contrário, eu reduzi as despesas. Depois apenas fiz a correção da inflação".

Sobre o "risco de suspender as obras do antigo Palácio Fausto Cardoso, num investimento de R$ 4 milhões para recuperar a fachada", Angélica disse que "quero dizer a esta colunista que, quando eu contrato uma obra, é porque eu tenho o dinheiro no caixa para conclui-la. É assim que eu sempre atuei! Em todos os meus mandatos. Fiz isso quando fui prefeita da minha terra (Japoatã). Mesmo sem existir Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), eu já não deixava restos a pagar para o ano seguinte, pagava minha folha em dia e não tive que responder a nenhum processo no Tribunal de Contas após deixar a prefeitura".

Em seguida, Angélica Guimarães fez um desabafo. "Não é Rita Oliveira, nem qualquer outro jornalista que vai denegrir a minha imagem. Tudo isso me parece uma coisa orquestrada. Minha conduta é ilibada! Não sei onde querem chegar ou a quem querem agradar! Querer passar a imagem de descontrole financeiro da AL? Questionando como eu vou assumir a vaga do TCE sem controlar as despesas da AL? As contas da Assembleia sempre foram saneadas! Aqui não se contrata obra sem o dinheiro em caixa! Todos os finais de ano sobram recursos no caixa e a gente ajuda o governo do Estado a pagar a folha de fim de ano. Todo mês de dezembro a gente repassa a sobra do Legislativo para receber no ano seguinte. É assim que eu procedo em qualquer lugar".

Por fim, Angélica disse que a "fonte" não passou uma informação verdadeira para Rita Oliveira e que "graças a Deus as nossas contas estão bem e eu não devo nada a ninguém! Esta presidente sempre honrou os cargos que exerceu. Como não costumo responder sempre a certas coisas, acham que podem contar uma mentira 10 vezes para ver se ela se torna verdade! Mas não existe verdade nestas notas! As verbas dos parlamentares estão em dia, como também os fornecedores e prestadores de serviços".
"A Assembleia não está quebrada porque tem quem administre bem os seus recursos. Eu não compro fiado na minha casa. Só compro aquilo que posso pagar! Foi um ensinamento de meus pais de honrar meus compromissos. Quando eu chegar ao TCE um dia, continuarei honrando o cargo que os deputados estaduais me escolheram. Tenho certeza que vou continuar trabalhando e muito para o povo de Sergipe", completou Angélica Guimarães.
A coluna não está perseguindo a presidente da Assembleia, apenas tem compromisso com a notícia e a verdade. (Com a assessoria)

 

Confirma
Um deputado estadual, que pediu para não revelar seu nome, assegurou à coluna que a Assembleia Legislativa ainda não fez o repasse para os gabinetes da verba de custeio que deveria ter sido paga até 20 de maio. O que compromete o pagamento dos assessores sem vinculo funcional com a Assembleia, mas diretamente com os gabinetes.
 
Ponto de vista 1
Segundo ele, a presidente Angélica Guimarães (PSC) afronta ao Poder Legislativo não só por atrasar o repasse, mas pelo fato de ter sido eleita presidente do Tribunal de Contas e fazer campanha para o marido para deputado estadual.

Ponto de vista 2
Ainda segundo o parlamentar, é uma afronta também para o povo conselheiros fazerem campanha para filhos e parentes. "É uma vergonha. Estão destruindo o Tribunal de Contas do Estado, que é um órgão importante para a democracia, mesmo em frangalhos".   

Operação POP 1
Sergipe amanheceu ontem com mais um escândalo policial. Desta vez o envolvido foi o ex-prefeito de Capela, Sukita (PSB), que nas primeiras horas da manhã teve em sua residência, em Capela, e em suas lojas em Aracaju a presença de policias civis e federais, que investigam suposta lavagem de dinheiro. Os policiais, que cumpriam mandado de busca e apreensão, recolheram documentos e computadores da empresa.

Operação POP 2
Logo cedo prenderam a sua mulher Silvany, a irmã Clara Miramar e o ex-secretário José Everaldo. Somente às 11h30 Sukita foi preso e levado para Polícia Federal para prestar esclarecimentos. Após 4 horas, foi decretada a prisão dos quatro. O ex-prefeito e o ex-secretário foram encaminhados para o Compecam, enquanto a mulher e irmã foram levadas para o presídio feminino de Nossa Senhora do Socorro.

Na defesa 1
Ontem, no programa de George Magalhães, o ex-prefeito Sukita (PSB/Capela) disse que ia esperar os advogados resolverem e provar as dúvidas dos seus adversários. Revelou que acusado qualquer um pode ser, que não tem nada a esconder e que vai provar sua inocência.

Na defesa 2
Segundo Sukita, a perseguição a ele é grande desde que entrou na política. "Adversário é para isso: encontrar defeito em tudo. A Justiça não age sozinha. Tem de ser provocada. Ontem (anteontem) pararam a Assembleia para falar mal de mim. A oposição conseguiu o que queria", lamentou.
Na defesa 3
"Vou pedir a Deus que conforte minhas filhas, a família e minha mãe. Tenho fé que Deus vai dar equilíbrio e força. A verdade vai aparecer. O bem sempre vence o mal. Eles conseguiram seu objetivo", disse.

Nota 1
O PSB saiu ontem com nota sobre Sukita, que é filiado ao partido e pré-candidato a deputado estadual. Diz a nota: "Desde o ano de 2013 quando surgiram no noticiário graves denúncias contra a gestão do ex-prefeito Manoel Sukita, que, a direção do partido dele recebeu pedido de renúncia do cargo de vice-presidente da Executiva, deixando, também, a partir de então, de figurar o seu nome na relação dos membros do Diretório Regional do PSB, conforme demonstram os registros do TRE, que podem ser consultados, livremente, através do portal deste egrégio órgão da Justiça Eleitoral".

Nota 2
Prossegue a nota: "O PSB confia na justiça. Tem certeza de que o princípio do contraditório e da ampla defesa será observado, esperando que todos os fatos que envolvem esse processo sejam devidamente esclarecidos, e, ao final, que venha a decisão que expresse unicamente a verdade".

Areia Branca
Por unanimidade, o TRE/SE confirmou ontem a cassação do mandato do prefeito de Areia Branca, Agripino Andrelino Santos. O prefeito foi acusado de compra de votos e abuso do poder econômico nas eleições municipais de 2012. O prefeito pode recorrer ao TSE, mas a segunda colocada nas eleições do município, Acácia Maria Nascimento deve assumir nos próximos dias.

Barraco 1
A Câmara Municipal de Aracaju foi palco de uma grande baixaria ontem pela manhã, durante a ida à Casa da presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Flavia Brasileiro, para falar sobre respeito e valorização dos profissionais de enfermagem.

Barraco 2
Quando falava, Flavia, que foi às lagrimas, narrou as acusações feitas pelo vereador Agamenon Sobral (PP) de que durante os plantões nos postos de saúde as enfermeiras faziam "boquetes" nos médicos e, inclusive, iam para motéis com eles, deixando os postos sem atendimento. Ela contou ainda que quando chegava à Câmara, o parlamentar mandou ela se "f…".

Barraco 3
A partir dai, iniciou o bate-boca e a baixaria na Câmara Municipal, com o vereador Agamenon mandando a enfermeira se "arrombar", entre outros adjetivos de baixo calão.  Nesse momento, o vereador Renilson Félix se levantou e pediu para o colega parlamentar se retirar do plenário.

Baixando a poeira
O vereador Adelson Barreto Filho (PSL), que presidia a sessão, teve que suspendê-la para acalmar os ânimos. Agamenon foi levado para a sala da presidência da Casa, onde ficou até a sessão terminar.

Apelo
Após a sessão plenária, os vereadores foram ter uma conversa reservada com Agamenon. Lamentaram a sua postura e pediram que se policiasse verbalmente para não desgastar a imagem da Câmara Municipal.   
    
Encontro
Nesta quarta-feira o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe realizará uma reunião com os partidos políticos, em sua sede, das 7 às 12h30. O encontro visa prestar orientações acerca dos requisitos/documentos necessários para a efetivação das candidaturas nas eleições 2014 e informar sobre a utilização do Candex, sistema utilizado para o registro de candidatura.

Curtas
Do senador Valadares (PSB): "Uma nova frente política está em formação com vistas à sucessão em Sergipe. Não se trata apenas de uma 3ª via, mas de uma alternativa real para vencer".

Revela o senador que na segunda-feira participou no PSB de reuniões com oito partidos políticos que lhe estimularam a comandar um novo projeto para Sergipe como pré-candidato ao governo.

O empresário Albano Franco viajou ontem para Genebra, na Suíça. Vai participar, como membro da representação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da 103ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), com o tema central: as migrações de trabalhadores pelo mundo, com enfoque para o desemprego e o trabalho escravo.

A assembleia anual e tripartite da OIT (participação de sindicalistas laborais e patronais e representantes governamentais) é o maior evento do mundo do trabalho, onde são discutidos os principais temas e aprovadas normas para a regulação internacional das relações do trabalho. A Conferência foi aberta no último dia 28 e prossegue até o dia 12.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE