Duas pessoas foram presas na manhã de ontem, no bairro Santa Maria, zona Sul de Aracaju, suspeitas de realizarem instalações clandestinas que resultavam no furto de energia elétrica. Após o flagrante, agentes da Polícia Militar encaminharam a dupla para prestar depoimento na Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Contra Concessionárias de Serviço Público (DRCSP), onde – conforme revelado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE) -, confessaram a prática criminosa. O uso do serviço era destinado, em especial, para um estabelecimento comercial, revendedor de aparelhos telefônicos e acessórios, de propriedade dos acusados. Peritos da Polícia Civil, em parceria com a Energisa, buscam identificar o período em que esta ação foi iniciada.
Em atenção aos questionamentos feitos pelo JORNAL DO DIA, a administração pública estadual informou que a operação foi deliberada após denúncias anônimas, indicando o furto de energia, ter sido apresentado de forma anônima ao sistema de disque-denúncias da própria SSP. Diante dos fatos, os profissionais foram mobilizados em conjunto com técnicos da empresa responsável pelo fornecimento de energia no estado de Sergipe, onde constataram a veracidade das informações. O setor de inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública não descarta a possibilidade de impulsionar as vistorias na região, em decorrência da suspeita de haver práticas semelhantes no próprio bairro Santa Maria.
A prática é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que prevê pena de até quatro anos de reclusão, bem como multa referente a toda energia consumida e não faturada. Além disso, a adulteração do medidor constitui crime de estelionato, previsto no artigo 171 do Código Penal.
Comwerciantes presos por desvio de energia elétrica no Santa Maria


