Conselho da Igualdade Racial abre seleção para representantes da sociedade civil
Publicado em 08 de dezembro de 2021
Por Jornal Do Dia Se
O Conselho Municipal de Participação e Promoção da Igualdade Racial (Comppir), em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, abriu Edital de Chamamento Público Nº 02/2022 para a seleção de novos representantes de movimentos e entidades da sociedade civil sem fins lucrativos para o biênio 2022/2024.
Ao total, serão preenchidas oito vagas. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 10 e 17 de dezembro. De acordo com o presidente do Comppir, Carlos Augusto Conceição, militante há mais de 20 anos do Movimento Negro Unificado (MNU), os desafios trazidos pela pandemia do coronavírus adiou a realização de uma nova eleição.
“Os mandatos dos antigos membros encerraram e por conta da pandemia não foi feita uma nova eleição em tempo hábil, como propõe o regimento interno. O Conselho trata especificamente das pautas relacionadas a negros e negras do nosso município. Neste momento em que sofremos ataques racistas, é importante que o Comppir seja recomposto e as organizações que pleiteiam por uma vaga façam suas inscrições para agregar um Conselho fundamental em Aracaju”, explica.
Poderão se inscrever os movimentos e entidades que comprovarem atuação no enfrentamento ao racismo, na promoção da igualdade racial, na defesa, garantia e ampliação dos direitos da população negra e de outros segmentos étnico-raciais e tenham pelo menos três anos de funcionamento, com atuação no município de Aracaju, comprovada a execução de ações e/ou atividades de âmbito municipal.
As oito vagas estão distribuídas da seguinte forma: três representantes de entidades religiosas afro-brasileiras; três representantes de movimentos culturais e sociais afro-brasileiros e indígenas; um representante da mulher negra que participa de movimentos culturais, sociais, afro-descendentes, indígenas e comunidades tradicionais; e um representante que desenvolve atividades para a população jovem. Cada movimento ou entidade poderá concorrer a apenas uma categoria por vaga.
O processo seletivo é composto por três etapas: inscrição, habilitação e seleção, sendo essa última efetivada por eleição, na qual votam e são votados os movimentos e as entidades inscritas e considerados habilitadas no Comppir.