Conselho Estadual de Saúde cobra estratégias da gestão para segunda onda
Conselho Estadual de Saúde cobra estratégias da gestão para segunda onda da Covid-19 em Sergipe
Publicado em 26 de novembro de 2020
Por Jornal Do Dia
O Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE) realizou, na última terça-feira (24), a 242ª Reunião Ordinária no auditório da Fundação Estadual de Saúde (Funesa). O principal objetivo do encontro foi apresentar e aprovar o Planejamento Estratégico das Ações para o ano que vem. No entanto, foram inseridas e debatidas outras pautas como a cobrança das estratégias da gestão para uma possível segunda onda da pandemia da Covid-19 e a adesão do CES/SE à Carta Compromisso das entidades trabalhadoras para os dois candidatos a prefeito de Aracaju.
A 242ª Reunião Ordinária também marcou a volta do conselheiro estadual Eduardo Ramos Gomes que reassumiu a presidência do CES/SE. "Agradeço à vice-presidente Sheyla Andrea dos Santos que ficou a frente da Mesa Diretora do Conselho Estadual durante três meses e fez um excelente trabalho de fortalecimento do controle social. Agradeço aos demais servidores do CES/SE e os conselheiros estaduais que contribuíram muito neste período, temos um time comprometido com a defesa de um SUS de qualidade em Sergipe", discursou Eduardo.
O encontro iniciou com as congratulações pela passagem do aniversário da conselheira estadual Vera Lúcia Tavares. Depois houve os informes dos conselheiros e da secretária executiva, Cristiane Prado e a prestação de contas da vice-presidente Sheyla Andrea durante o período em que assumiu o CES/SE. Em seguida foi a vez de debater o planejamento das ações do CES/SE com as previsões orçamentárias para 2021 como a retomada do Fórum em Defesa do SUS na Semana da Saúde, em abril. Outra ação que será realizada é uma capacitação em mídias sociais e divulgação para Conselhos de Saúde. Os conselheiros aprovaram o encaminhamento para a gestão estadual apresentar o Plano de Emergência para a segunda onda da pandemia do novo coronavírus, saber como estão as barreiras sanitárias visando o maior movimento de pessoas no final de ano e nas férias; e ainda o Plano Estadual para a Imunização da Covid-19, entre outras solicitações. Também foi aprovada por unanimidade a adesão do CES/SE à Carta Compromisso aos candidatos a prefeito de Aracaju com o foco na educação, na segurança, e principalmente na saúde, em defesa do SUS e do controle social.